Notícias
EDUCAÇÃO
Em comitiva presidencial, ministra Anielle Franco participa de lançamento do Instituto Federal, no Complexo do Alemão (RJ)
Foto: Wagner da Silva
Em agenda de trabalho acompanhando a comitiva do Presidente Lula, a ministra Anielle Franco participou, nesta quarta-feira (07) do lançamento da pedra fundamental do campus do Instituto Federal, no Complexo do Alemão e do Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, ambos no Rio de Janeiro.
No evento, estavam presentes, a primeira dama Janja, o ministro da educação, Camilo Santana; o chefe da secretaria geral da Presidência da República, Márcio Macedo; o reitor do Instituto Federal do RJ, Rafael Almada; o prefeito Eduardo Paes e os parlamentares Benedita da Silva, Talíria Petrone, Renata Souza, Laura Carneiro, Lindbergh Farias e lideranças locais.
Na região metropolitana, na Baixada e no Sul Fluminense, a população carioca conta com 15 unidades do instituto que atendem aproximadamente 18 mil estudantes na educação básica, ensino médio integrado ao técnico, graduação e pós-graduação (especializações, mestrados e/ou doutorados).
A ministra da igualdade racial, Anielle Franco, pediu licença para quebrar o protocolo e saudar a representante da comunidade de moradores e moradoras do Complexo do Alemão, Camila Moradia e destacar o trabalho e organização do estado em parceria com movimentos sociais com o objetivo de eleger e legitimar um governo comprometido com as pautas prioritárias.
“A gente sabia que não era só o futuro da eleição, mas o futuro da favela. Estamos falando de um lugar onde já perdemos a Ágata, o Eduardo, o Benjamim e muitos sonhos, estamos cansados disso. Quando a gente tem um governo que investe em educação e não em armas, significa que a favela está olhando para um futuro de esperança e dias melhores”, ressalta a ministra.
Anielle Franco destacou ainda que enquanto o Brasil tiver um governo federal humanizado que investe em educação para o povo, que o país estará no caminho certo e que é uma honra ser uma ministra favelada desse governo para poder dar voz às pessoas silenciadas.
“O presidente Lula foi quem mais inaugurou institutos e universidades federais nesse país e a gente sabia em quem votar e agora sabemos do tamanho da responsabilidade de manter esse governo. Vamo que vamo. Favela vive sempre”, finaliza.
Compromisso com o presente e com o futuro - Na ocasião, o prefeito Eduardo Paes e o reitor do Instituto Federal do RJ, Rafael Almada assinaram o termo de cessão de uso de imóvel que formaliza a transferência do terreno para a construção do Instituto Federal no Complexo do Alemão e o ministro da educação Camilo Santana assinou o certificado de disponibilidade orçamentária no valor de R$ 15 milhões para a construção e operação do UFRJ.
Antes de proferir seu discurso, o presidente Lula de forma bem humorada, passou a palavra para a esposa Janja que agradeceu o compromisso dos ministros envolvidos em ouvir e atender as demandas da sociedade civil e da importância de ter representantes dos movimentos sociais no Conselho do Desenvolvimento Econômico do Brasil. “Eu tô muito feliz por hoje estar realizando esse sonho e nós vamos seguir juntos nessa caminhada”.
O presidente Lula anunciou ainda que a ideia é fazer a inauguração do Instituto Federal do Complexo do Alemão, logo no início do próximo ano, em um grande evento para toda população local.