Notícias
MIR firma cooperação internacional realizada para avanços no enfrentamento ao racismo
Foto: Divulgação
O secretário nacional Yuri Silva participou entre os dias 1 e 6 de agosto, da criação da Rede Internacional de Observatórios de Igualdade Racial, estabelecida em colaboração com o Observatório de Combate ao Racismo em Bogotá, na Colômbia.
Durante a missão institucional, foi realizada uma série de reuniões da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir) importantes marcos foram alcançados no que se refere no combate ao racismo, entre os países.
A rede, que será desenvolvida através de reuniões de trabalho, culminará em um Seminário Internacional previsto para o próximo ano, promovendo o intercâmbio global de práticas e estratégias.
O secretário nacional, Yuri Silva ressaltou a importância dessa articulação de políticas públicas participativas e sistêmicas com outros países. “Foi uma honra estar em um país no qual a maior parte da população é negra, assim como o Brasil, e assim inspirar a atuação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e das políticas de igualdade racial nos territórios de forma interfederativa”, ressalta.
Também foram realizadas reuniões com a Secretaria de Governo de Bogotá, que possibilitou a troca de experiências sobre normativas de igualdade racial e participação social nas políticas públicas. A outra colaboração relevante refere-se ao compromisso com a Cátedra de Estudos Afro-Colombianos, que coordena políticas educacionais étnico-raciais onde foram discutidas estratégias para a implementação de políticas antirracistas e a recente inclusão de mestres do saber tradicional como professores no sistema educacional colombiano.