Notícias
Começa a reunião do 89º CNPIR
Foto: Divulgação
A 89ª reunião do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) está acontecendo entre esta segunda-feira (25) e quarta-feira (27), em Maceió (AL). No encontro, serão compartilhados com gestores e sociedade civil, as políticas de igualdade racial em curso. Serão colhidos, ainda, propostas, desafios e oportunidades de Alagoas a partir das discussões sobre democracia, igualdade, justiça racial, e reparação à luz do Estatuto da Igualdade Racial.
A reunião em Alagoas atende a antiga demanda de descentralização das atividades do Conselho. O objetivo é, além de ampliar a atuação do conselho, trazer os conselheiros para o estado que é referência na luta dos movimentos negros e conquistas políticas enquanto população negra a partir do Quilombo dos palmares. Estava prevista uma subida à Serra da Barriga como parte das atividades da 89ª Reunião, mas a atividade foi cancelada em respeito às vítimas do acidente ocorrido no dia 24. Para finalizar as atividades, os conselheiros irão à Casa de Iemanjá, Axé Pratagy, primeiro museu a céu aberto de Maceió.
Em sua fala de abertura do encontro, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, pediu um minuto de silêncio "em respeito às vítimas do acidente.”
A ministra também lembrou a importância da iniciativa. “Por meio do debate colocamos a igualdade racial no centro das políticas públicas. Assim, fortalecemos construções coletivas e garantimos que os próximos passos reflitam a luta e as conquistas do povo negro no Brasil.”
A secretária-executiva do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Larissa Santiago, destacou a relevância do encontro mesmo em meio ao pesar. “A importância deste momento para o Ministério da Igualdade Racial é do tamanho das conquistas do povo negro deste país. Nós estamos enlutadas e é nesse sentimento de solidariedade que o CNPIR está na terra de Zumbi para cumprir sua missão”, afirmou.
O encontro é realizado com apoio do Governo de Alagoas, da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos do Estado (Semudh), da Superintendência de Igualdade Racial (Supir), e de parceiros como a Faculdade Latinoamericana De Ciencias Sociais (Flacso), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI) e Fundação Banco do Brasil.
Agenda – Entre os temas prioritários da agenda estão a preparação para a V Conapir, justiça climática, com foco em emergências locais e globais e discussões sobre as Conferências das Partes (COPs), o Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos, e o debate sobre políticas de ações afirmativas, incluindo iniciativas como o Programa Federal de Ações Afirmativas (PFAA) e o Programa Juventude Negra Viva (PJNV). Também serão abordadas as políticas de inclusão em empresas público-privadas, em parceria com o Banco do Brasil, e as realidades de povos e comunidades tradicionais de matriz africana.