Notícias
Anielle Franco participa de agendas voltadas para mulheres
Foto: Cláudio Kabene
A Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou, ao longo da semana, de uma série de eventos voltados para a promoção da igualdade de gênero. Na manhã desta quarta-feira (27), a ministra integrou a mesa de abertura do evento W20: Jornada e Aprendizados, com o tema Empreendedorismo Feminino. Durante sua fala, ela lembrou das dificuldades de mulheres reais nesse caminho e compartilhou sua própria experiência com o público. “É muito difícil chegar nesses lugares e permanecer, mas é mais difícil ainda quando a gente está sozinha. A gente é muito mais do que a posição que ocupa.”
O Women20 (W20) é um dos grupos de engajamento do G20 que apresentou, em outubro deste ano, um documento com recomendações para a diminuição da desigualdade entre homens e mulheres aos delegados do Grupo dos Vinte.
Durante a tarde do mesmo dia, a ministra Anielle participou da Jornada Mulheres sem Medo para Mudar o Brasil, na Câmara dos Deputados. Ela lembrou as iniciativas conjuntas do governo federal para o enfrentamento à violência de gênero e o fortalecimento de estratégias para garantir uma participação feminina mais segura e representativa em nossa democracia.
“Essa agenda nos atravessa em várias iniciativas que construímos, como bolsas para mulheres na ciência, ações de capacitação ou nosso lançamento do manual para candidaturas femininas e negras”, colocou a ministra.
Na noite anterior (26), Anielle Franco discursou na abertura da cerimônia de lançamento do Escritório Operativo da segunda Marcha das Mulheres Negras, planejada para 25 de novembro do próximo ano. O encontro foi realizado no anexo do Museu Nacional da República, em Brasília.
“Enquanto tiver sangue correndo nas nossas veias, tivermos condições de lutar, juntas, unidas, de mãos dadas, estaremos aqui: reunidas, organizadas”, colocou. “E nós mulheres negras estamos mais do que prontas, não para entrar, mas para permanecer”, acrescentou.