Notícias
Anielle Franco e Francia Márquez discutem adesão voluntária da Colômbia ao ODS 18
Foto: Andressa Almeida/MIR
Cumprindo sua agenda institucional na 4º edição Fórum Permanente sobre Pessoas Afrodescendentes da Organização das Nações Unidas, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, se reuniu com a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, na segunda-feira (14), para discutir acordos bilaterais pela promoção da igualdade étnico-racial entre os dois países.
O diálogo entre as líderes ficou marcado pela articulação realizada pelo Brasil para a adesão voluntária da Colômbia ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 18 (ODS18) - Igualdade Étnico-racial.
A ministra Anielle Franco ressalta que racismo é uma urgência global. Para ela, reparação, território e enfrentamento às desigualdades precisam ser temas centrais na agenda internacional. “Brasil e Colômbia seguem juntos alinhados na defesa da população negra e no fortalecimento da cooperação internacional em torno da justiça racial, climática e de gênero”, afirma.
Durante a reunião, também foram discutidos o pleno reconhecimento dos povos de ascendência africana no sistema das Nações Unidas, a cooperação entre os dois países para construir agendas e atividades para a Segunda Década Internacional dos Afrodescendentes, além dos avanços do Programa Quilombo das Américas.
Esforço contínuo – Um Grupo de Trabalho coordenado pelo Ministério da Igualdade Racial tem se dedicado desde 2023 à discussão e à elaboração de indicadores para o monitoramento e implementação do ODS 18 a fim de alcançar os princípios de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030.
O ODS 18 inclui como metas: assegurar habitação adequada e sustentável para a população negra e indígena; acesso à atenção de saúde de qualidade para a população negra e indígena; educação de qualidade para a população negra e indígena; garantir diálogo e participação social para a população negra e indígena; eliminar a xenofobia e tratar imigrantes negros e indígenas com dignidade.
Histórico de Resistência – A parceria pela promoção da igualdade racial e fortalecimento da relação Brasil - Colômbia foi reestabelecida em 2023, com atuação dos governos dos dois países, por meio da assinatura do Memorando de Entendimento que prevê a troca de experiências nas áreas de combate e superação do racismo, produção acadêmica e científica, e políticas para povos tradicionais.