Notícias
“Promover uma cidadania iberoamericana é avançar na luta contra o racismo e a xenofobia”, diz Anielle Franco na OEI
Foto: Noelia Gordon / OEI.
De volta à Espanha, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco participou, nesta segunda-feira (8), da mesa "Promover uma cidadania iberoamericana participativa e responsável", durante o lançamento do programa Ibero-americano de Direitos Humanos, Democracia e Igualdade da Organização de Estados Iberoamericanos (OEI).
Convidada como integrante da comissão de experts, a ministra defendeu a potência de transformação da participação social como ferramenta de ascensão de camadas menos favorecidas da sociedade.
“Cabe dizer que a importância da promoção de uma cidadania iberoamericana é avançar na luta contra o racismo e a xenofobia. A experiência brasileira ensina que nos primeiros quinze anos do século XXI testemunharam, no Brasil, algum avanço na ampliação dos espaços efetivos para a participação cidadã”, defendeu a ministra.
Durante sua participação, Anielle também antecipou a assinatura de um acordo de cooperação entre Brasil e Espanha para o combate ao racismo e à xenofobia. “Quero aproveitar o espaço para também contar sobre a cooperação que estamos construindo junto ao Governo Espanhol, em especial, ao Ministério da Igualdade da Espanha para ampliar as fronteiras do enfrentamento ao racismo, a xenofobia e a promoção da igualdade racial e social por toda a Ibero América”, anunciou.
PROGRAMAÇÃO — Além da participação no evento da OEI, Anielle e a ministra da Igualdade da Espanha assinarão o memorando de entendimento entre os dois países nesta terça-feira (9).
No mesmo dia, a ministra da Igualdade Racial vai almoçar com Rita Bosaho, Diretora-Geral de Trato e Diversidade Étnico-Racial do Ministério da Igualdade e também se encontrará com representantes de movimentos negros e migrantes da Espanha.