Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
O Caminhos Amefricanos: Programa Intercâmbios Sul-Sul tem como objetivo contribuir para o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial no Brasil por intermédio de intercâmbios de curta duração no exterior, em países africanos, latino-americanos e caribenhos para fortalecer a formação inicial e a formação continuada de docentes para a implementação da Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana. O nome Caminhos Amefricanos origina-se do conceito de Amefricanidade, da intelectual negra Lélia Gonzalez.
Foi instituído pela Portaria Interministerial nº 233, de 31 de julho de 2023, e é uma parceria do Ministério da Igualdade Racial (MIR) com o Ministério da Educação (MEC) e com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A cada ano serão realizados intercâmbios em três diferentes países africanos, latino-americanos ou caribenhos. Em 2024, os intercâmbios do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul foram realizados em Maputo (Moçambique), Bogotá (Colômbia) e Praia (Cabo Verde), respectivamente.
Em 2025, os intercâmbios do Caminhos Amefricanos serão realizados em: Lima (Peru), Luanda (Angola), Santo Domingo (República Dominicana) e São Luís (Brasil).
Acesse abaixo o folder informativo do programa:
- Caminhos Amefricanos (Português)
O diálogo e a cooperação com os países africanos, latino-americanos e caribenhos possibilita a socialização de conhecimentos, de experiências, de boas práticas e de políticas públicas, fortalecendo o combate à discriminação e a luta em prol da igualdade racial, particularmente, na área educacional.
O programa irá contribuir para cooperação entre instituições brasileiras e estrangeiras, particularmente da área educacional dos diferentes países destacados. Além de estimular a produção de pesquisas, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação para a promoção da igualdade racial e combate ao racismo no Brasil.
Educação e Pesquisa
Em 2025, há oportunidades para o Peru, Angola e República Dominicana
Educação e Pesquisa
A iniciativa contemplou os estudantes com bolsas para formação e fortalecimento de profissionais no âmbito da Lei 10.639/03