O Relatório do Primeiro Levantamento de ações do Programa Federal de Ações Afirmativas visa dar início ao processo de divulgação das ações apresentadas pelos órgãos da administração pública federal direta na consulta realizada no primeiro semestre de 2024. O documento apresenta os resultados preliminares e torna públicos os achados do mapeamento inicial das ações afirmativas.
Plano de Ação do Programa Federal de Ações Afirmativas do Ministério das Relações Exteriores
O Ministério das Relações Exteriores apresenta as 34 ações afirmativas que compõem seu Plano de Ação, que foi revisado e aprovado pelo Comitê Gestor do Programa Federal de Ações Afirmativas (PFAA). As ações se destinam a gestão, contratação de serviços e produtos, a transversalização da igualdade de gênero, promoção da igualdade racial, os programas de promoção comercial e cultural, inclusão de povos indígenas e de comunidades tradicionais nas negociações internacionais sobre temas de meio ambiente e mudança do clima, entre outras.
O público beneficiário é diverso, incluindo pessoas negras, mulheres, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIA+. As ações afirmativas incluem iniciativas já existentes, como o Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco (Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia, criado em 2002), e propostas novas, como programas Bolsa-Prêmio dedicados a mulheres de baixa renda, povos indígenas e pessoas com deficiência.
Acesse o Plano de Ação aqui.