Laboratório de Realidade Virtual Imersiva (LabRV)
As instalações do LabRV contam com uma sala de projeção estereoscópica com capacidade para treze pessoas, utilizada para aulas, palestras, demonstrações e testes dos sistemas elaborados no laboratório de desenvolvimento. Neste último, cada ambiente virtual é modelado com o software 3Ds Studio Max, e depois importado para o UNITY 3D, onde a programação que rege o comportamento do ambiente, dos objetos e dos personagens é inserida, usando a linguagem C#.
O laboratório de desenvolvimento possui computadores com grande capacidade, uma vez que a geração das imagens, a partir dos modelos computacionais, exige uma enorme capacidade de processamento.
Para a utilização dos modelos estereoscópicos, o LabRV conta com um visor interativo – o Oculus Rift –, equipamentos que dão ao usuário uma sensação de imersão com alto grau de realismo.
Além de atender demandas específicas, como no caso da medicina nuclear e da proteção física de instalações nucleares, a equipe de engenheiros, designers e programadores também desenvolve produtos para divulgação científica das aplicações pacíficas da energia nuclear, na forma de sistemas interativos, jogos e vídeos estereoscópicos.
Bolsista do LabRV fazendo uso de óculos 3D no ambiente de uma radiofarmácia. |