Áreas de concentração
Tecnologia e Segurança de Reatores Nucleares
Esta área de concentração reúne as linhas de pesquisa tradicionais da engenharia de reatores, sendo herdeira da organização pedagógica e científica do antigo Mestrado Profissional em Engenharia de Reatores, além de incorporar novos e exclusivos temas de pesquisa aplicada. Neste último contexto podemos destacar a pesquisa em técnicas ultrassônicas de medidas, termo-hidráulica, física de nêutrons experimental, engenharia de salas de controle e mecânica estrutural e de materiais nucleares. Estas linhas são distintivas da pesquisa desenvolvida no PPGIEN em relação às demais pós-graduações do estado do Rio de Janeiro na área nuclear.
Métodos Computacionais Aplicados
Desdobramento natural da área de concentração em Tecnologia e Segurança de Reatores, esta nova vertente do PPGIEN reúne temas e metodologias consagradas da Engenharia Nuclear (Inteligência Artificial e Fatores Humanos) com linhas exclusivas e distintivas do PPGIEN. Realidade Virtual, Processamento de Sinais e Imagens, e Robótica, são novos campos que recentemente foram incorporados à Engenharia Nuclear pelo corpo docente do nosso programa e permanecem até então como a única alternativa oferecida à sociedade brasileira de pesquisa que integra Realidade Virtual e Reatores Inovadores ou Robótica para Manipulação de Rejeitos Radioativos, por exemplo.
Aplicações de Técnicas Nucleares na Indústria, Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Com a abertura do mercado brasileiro e a acirrada concorrência comercial que as empresas atualmente enfrentam para sobreviver, “eficiência” tornou-se a palavra de ordem. Muito se tem investido no controle dos processos industriais, procedimentos médicos, técnicas voltadas para o agronegócio e preservação dos ecossistemas, buscando-se sempre melhorias na qualidade de seus produtos e serviços com economia operacional, de forma a se obter preços competitivos. Várias são as técnicas disponíveis para tais fins, onde hoje podemos incluir o uso da radiação ionizante entre elas. Em todo o mundo, diversos trabalhos ilustram o sucesso da aplicação das técnicas nucleares (ATN) em vários campos da indústria, saúde, preservação do meio ambiente e agricultura, e segurança.
Com o objetivo de incentivar a área de ATN, foi criado no Instituto de Engenharia Nuclear um grupo de pesquisa com o propósito de desenvolver, promover e divulgar a aplicação dessa tecnologia nos mais diversos campos do conhecimento. As instalações do Instituto de Engenharia Nuclear são ricas em equipamentos e laboratórios que possibilitam amplo domínio das técnicas envolvidas, tais como a produção dos isótopos radioativos, o uso de fontes radioativas seladas e não seladas e o emprego de equipamentos de medida e monitoração. Mas o seu grande potencial é composto pelo corpo técnico altamente capacitado, com treinamentos específicos nas áreas de aplicação de radiotraçadores na indústria, saúde e preservação do meio ambiente.
Além disso, as pesquisas desenvolvidas nesta área vêm em resposta aos novos desafios da engenharia de reatores e do ciclo do combustível nuclear, que se apresentam para a comunidade científica internacional no início deste novo século. A perspectiva de construção de novas e avançadas centrais em nosso País, assim como os recentes acontecimentos acidentais em antigas centrais nucleares pelo mundo, tornaram a questão da avaliação do risco e modelagem do impacto radiológico e ambiental de qualquer instalação nuclear uma questão central para o futuro da geração nucleoelétrica em todo mundo. Para tal, o PPGIEN tem implantado e nucleado linhas de pesquisa afetas ao tema, além de estar providenciando a criação de novos laboratórios e reunindo importantes profissionais da área para atuarem conjuntamente e de forma focada no tema reatores e instalações do ciclo do combustível.