Controle ambiental no IEN
O IEN, de acordo com a sua Política de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, mantém um Programa de Monitoração Ambiental - PMA, um Plano de Proteção Radiológica, um Plano de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA e um Plano Geral de Emergências - PGR. Neste sentido, o Instituto garante que os processos que envolvem a utilização de materiais radioativos ou outros fatores de riscos, sejam adequadamente controlados, sob a gestão da Divisão de Segurança e Proteção Radiológica.
São realizadas medidas para avaliação da taxa de kerma ambiental utilizando a técnica de dosimetria termoluminescente. Atualmente, para este procedimento, estão instalados ao redor do Instituto dez dosímetros termoluminescentes (TLD), cuja avaliação é feita semestralmente. Os resultados apurados atestam que não têm ocorrido nenhum impacto radiológico na circunvizinhança do IEN.
As emissões atmosféricas oriundas do processo de produção de radiofármacos, após passarem por filtros especiais, são avaliadas por espectrometria gama, para assegurar que os efluentes gasosos não apresentem índices superiores aos recomendados pelas normas.