Notícias
IEN E FUNDEP assinam contrato para viabilizar Programa de Capacitação nas áreas nuclear, radiológica e correlatas
Em 28 de setembro de 2022 foi assinado um contrato entre o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), com o objetivo de dar apoio ao gerenciamento administrativo e financeiro do Programa de Capacitação Técnico-Científica do IEN nas áreas nuclear, radiológica e correlatas (PCTC/IEN), coordenado pelo Setor de Capacitação (SECAP) da Divisão de Ensino (DIENS).
O PCTC/IEN se apresenta como uma atividade que auxilia no desenvolvimento, no aperfeiçoamento e na difusão de soluções científicas e tecnológicas e na sua disponibilização à sociedade e ao mercado. Propõe-se à capacitação de profissionais que desejem adquirir ou atualizar os conhecimentos relativos a temas do setor nuclear.
Esse programa tem como base principal a Lei de Inovação, que estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do País, e está ligado às linhas de pesquisa da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD/CNEN).
A FUNDEP realizará ações administrativas e financeiras inerentes ao programa, como compras, importações, contratação, entre outras, somando suas competências e habilidades no desenvolvimento e na execução do Programa.
A primeira fase do PCTC/IEN consta de quinze cursos de curta duração em várias temáticas como radiofarmácia, operação e manutenção de cíclotrons, realidade virtual, gestão do conhecimento, instrumentação na indústria 4.0, entre outras, e um curso de pós-graduação lato sensu em Direito Nuclear.
O IEN/CNEN acredita na inovação como mola propulsora do desenvolvimento científico, tecnológico e econômico e o programa se propõe a promover mudanças e/ou melhorias na capacidade de atuação dos alunos no mercado de trabalho por meio do ensino, na melhor forma de utilização da vocação do Instituto em difundir suas competências e conhecimentos acumulados ao longo de mais de cinquenta anos de atuação no setor nuclear.