Notícias
IEN e AIEA vão organizar Escola de Gestão em Energia Nuclear
O IEN/CNEN organizará em junho de 2024, em parceria com a AIEA, a primeira edição da Escola de Gestão em Energia Nuclear no Brasil (School of Nuclear Energy Management – NEM). A realização da NEM School no Rio de Janeiro foi anunciada em um dos eventos paralelos da 67ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica, que está acontecendo em Viena no período de 25 a 29 de setembro.
Em sua fala no evento paralelo “The Next Generation of Nuclear Professionals: How the IAEA Supports Development”, o Diretor do IEN, Fábio Staude, destacou “as vantagens para o país e para a CNEN em sediar um evento desta magnitude, destacadamente em relação à visibilidade proporcionada pela organização da Escola, que pode atrair a atenção de parceiros, bem como em relação ao fortalecimento da internacionalização das ações institucionais e dos laços do IEN com outros órgãos da área nuclear e com a própria AIEA”.
De acordo com Staude, “para os participantes, os benefícios estão associados às oportunidades de networking profissional e intercâmbio de conhecimentos sobre aplicações da energia nuclear, o que pode permitir o desenvolvimento de iniciativas colaborativas”.
A NEM School terá duração de duas semanas e é direcionada a jovens profissionais que trabalham no setor nuclear e que demonstrem potencial de gestão e aptidão para futuros cargos de liderança. Tem foco nas competências gerenciais e técnicas necessárias para apoiar as estratégias nacionais de energia nuclear. O Presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Jr., propôs à AIEA que o referido encontro tenha âmbito latino-americano e caribenho.
O servidor Alexandre Pereira Machado da DITIN (Divisão de Tecnologia e Inovação) será responsável pela coordenação do evento no IEN.
Foto: Joana Azambuja