Notícias
IEN/CNEN presente na maior feira de negócios do setor nuclear no Brasil
O IEN estará presente na maior feira de negócios do setor nuclear brasileiro, a Nuclear Trade & Technology Exchange (NT2E), promovida pela ABDAN (Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares) e que vai ocorrer de 3 a 5 de maio. Três dos seis mentores das Olimpíadas Nucleares Brasileiras (ONB), que se realizarão como componente da NT2E, são tecnologistas do Instituto. São eles Cláudio Márcio Abreu (SEESC), Guilherme Jaime (SEESC) e Marcos Santana (SEINS).
As ONB vão acontecer na forma de um Hackathon dividido em três assuntos principais: Energia, Inteligência Artificial (IA) e Cibernética, que terão respectivamente como temas da disputa “Produção de Hidrogênio Rosa no Brasil”, “IA Aplicada à Segurança de Centrais Nucleares” e “Desafios na Operação Segura de Pequenos Reatores Modulares que Incorporem Conceitos de Indústria 4.0”. Abreu compartilhará com a professora da COPPE Andressa Nicolau a mentoria de IA, enquanto Jaime e Santana dividirão a mentoria de Cibernética.
É Jaime quem explica: “A Indústria 4.0 compreende a união de conceitos de automação industrial, Internet das coisas e computação em nuvem para minimizar a necessidade de intervenção humana. Quando necessária essa intervenção, que seja remota.”
O Hackathon é destinado a estudantes de graduação ao doutorado em qualquer área, e tem premiação. Mais informações sobre ele e a NT2E podem ser consultadas no site da ABDAN: www.abdan.org.br .
Reportagem e texto de Henrique Davidovich
Setor de Comunicação Social do IEN