Notícias
SETCOS
Dois pesquisadores do IEN/CNEN são contemplados em edital da FAPERJ
Dois pesquisadores do IEN/CNEN, César Salgado (DIRAD) e Fernando Lamego (SETER), foram contemplados no Edital APQ1 – Auxílio à Pesquisa Básica – 2019, da FAPERJ. A verba, que é de cerca de 50 mil reais para o primeiro e de 32 mil reais para o segundo, está prevista para fevereiro de 2020.
O projeto de Salgado, intitulado “Desenvolvimento de metodologia para monitoramento de homogeneização de produtos em misturadores industriais utilizando raios gama e redes neurais artificiais”, conta com uma equipe de quatro alunos, três de pós-graduação e um de graduação. Os recursos são para a compra de detetores de radiação gama e sistemas de contagem, que serão aplicados em experiências cujo objetivo é validar um modelo teórico de homogeneização de misturas industriais obtido em uma dissertação de mestrado do IEN. O trabalho desta dissertação, realizado pela ex-aluna do Instituto Roos Sophia Dam, resultou em duas publicações em revistas internacionais indexadas.
O projeto de Lamego, intitulado “Impactos da acidificação dos oceanos sobre o pescado: o papel de microrganismos e técnicas nucleares na mitigação”, está inserido no âmbito de um programa de pesquisa coordenado pela AIEA e já conta com financiamento de doze mil euros e participação de dois alunos de mestrado. Alguns dos experimentos previstos serão realizados em parceria com o AquaRio.
A acidificação dos oceanos vem ocorrendo por causa da absorção de parte das emissões de dióxido de carbono, o que prejudica o metabolismo dos organismos marinhos. O estudo visa avaliar, em condições de laboratório, o impacto sobre os mexilhões. Pretende monitorar o crescimento, a sobrevivência e a calcificação desses animais em tanques, de forma controlada, sob diferentes níveis de pH.
Uma técnica nuclear a ser utilizada é a incubação de mexilhões com o isótopo radioativo cálcio-45 para determinar as taxas de calcificação. Também vão ser investigados, dentre os microrganismos associados aos mexilhões, aqueles que poderiam ter algum efeito benéfico visando a mitigação dos impactos observados.
Texto: Henrique Davidovich (Setor de Comunicação Social do IEN)