Segurança e proteção radiológica
Para proporcionar as condições de segurança adequadas em suas instalações, o IEN mantém uma equipe de especialistas em radioproteção, proteção física, segurança e saúde do trabalhador. Sua principal missão é garantir o cumprimento das normas e de práticas seguras na execução das atividades que envolvem a exposição às radiações ionizantes e outros riscos ocupacionais.
A área de radioproteção apoia ainda a produção de radioisótopos para atender as atividades internas de pesquisas no IEN ou para fornecer a outras organizações parceiras, garantindo o cumprimento dos requisitos de segurança na fabricação, no controle da qualidade, na expedição e no transporte do produto.
Para atender suas demandas internas, a área de radioproteção do IEN disponibiliza o excedente como prestação de serviços e consultoria técnica em radioproteção em áreas como monitoração ambiental, espectrometria e radiometria, o que para isso conta com os seguintes laboratórios:
- Laboratório de Radiometria e Espectrometria
- Laboratório de Dosimetria Termoluminescente
- Laboratório de Descontaminação (em implantção)
Termoluminescência
Inaugurado em 1998, o Laboratório de Dosimetria Termoluminescente, o IEN, passou a dispor de seus próprios dosímetros para a realização de avaliação da taxa de kerma ambiental e está se preparando para a realização de dosimetria individual com a utilização desta técnica. O uso de cristais termoluminescentes para a medição de doses absorvidas permite identificar o tipo de radiação e sua faixa de energia, além de proporcionar uma leitura mais rápida e a reutilização do detector. Além da prestação de serviços laboratório tem como meta o desenvolvimento de novas técnicas e modelos para a avaliação de doses.
A expedição e o transporte de radiofármacos para hospitais e clínicas de medicina nuclear são monitorados pela equipe de proteção radiológica.