Notícias
Divulgação Científica
IEC promove oficina sobre produção de conteúdo digital científico na Amazônia em Congresso de Comunicação
O Instituto Evandro Chagas (IEC), Instituição de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), promoveu a oficina “Criação de Conteúdos Digitais para a Divulgação Científica na Amazônia”. A oficina aconteceu na manhã do dia 04 de setembro e integra a programação do 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM 2024. O Congresso teve início no último dia 02 e vai até 06 de setembro, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú, Santa Catarina. A atividade foi realizada pelo servidor da Seção de Comunicação e Memória Institucional (SECMI) do IEC, Francisco Souza.
A Oficina teve como objetivo apresentar temas referentes à divulgação científica e à produção de conteúdo digital, suscitando propostas de produção de mídias alinhadas à realidade da região amazônica e evitando-se estereótipos. A ideia é que esses conteúdos sejam produzidos para minimizar os efeitos das fake news na sociedade, à medida em que instituições de credibilidade ampliem o alcance de seus discursos. A oficina abordou as seguintes temáticas: O que é divulgação científica; A região amazônica e sua diversidade - conhecendo o seu público-alvo; Definindo um tema; Pesquisa para a produção de conteúdo; Uso da linguagem simples; Tradução de conteúdo científico para as redes e revisão de especialistas; Escolha de formato para conteúdos; Interação com o público-alvo; Cases; e Tempo para produção de conteúdos para as redes digitais.
Experiências Exitosas no Combate à Desinformação:
No final da manhã do dia 04 de setembro, o gerente de projetos do Núcleo de Comunicação da SVSA/MS, Edgar Rebouças participou do painel “Inteligência Artificial e Práxis Comunicativa: Como Enfrentar os Riscos da Desigualdade em Tempos de Desinfodemia?”. Na oportunidade, foram apresentadas estratégias de comunicação do Ministério da Saúde no combate à Infodemia, termo constituído pela Organização Mundial de Saúde - OMS, para descrever o excesso de informações associadas a um assunto específico, que torna difícil encontrar fontes idôneas e confiáveis e que pode afetar vários aspectos da vida, incluindo a saúde das pessoas.
Edgar ressaltou que a comunicação esteve presente em todas as discussões para mudar o quadro de desinformação que se estabeleceu em relação à saúde da população, e atuou com ações estratégicas, a exemplo do movimento nacional pela vacinação (https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/vacinacao) criado nos primeiros meses de 2023, com o objetivo de retomar a mobilização da vacina contra a Covid-19 e outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas para atingir à meta de 95%.
Nesse contexto, o Ministério da Saúde realizou diversas estratégias de comunicação em saúde que tiveram como objetivo criar vínculos com os brasileiros, para que as informações confiáveis chegassem ao seu público-alvo, como o retorno do Zé Gotinha, e o uso de ferramentas de comunicação que chegassem às comunidades mais longínquas.
Ainda foram citadas ações do Ministério da Saúde, como o Programa Saúde Com Ciência https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-com-ciencia, que tem como objetivo combater as fake news que são disseminadas nas redes sociais digitais.
INTERCOM
O 47° Congresso Brasileiro de Comunicação é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM e, em 2024, teve como tema: “Comunicação em tempos de inteligência artificial: ampliação ou redução das desigualdades sociais?”. O INTERCOM é o maior congresso do país na área de comunicação, que acontece desde 1977, e reúne, em média, 3,5 mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. No evento, são debatidos tópicos sobre jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de comunicação, entre outros.