Notícias
Encontro PROADI-SUS/SVSA
A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde realizou na sexta-feira (27/09) o “Encontro PROADI-SUS/SVSA". Organizado pela Coordenação Geral de Projetos de Vigilância em Saúde, o evento teve como foco a apresentação dos projetos do 6º Triênio, que abrange o período de 2024 a 2026. A iniciativa, que envolve seis hospitais sem fins lucrativos, visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de ações destinadas a aprimorar a qualidade do atendimento à saúde pública no Brasil.
Os projetos apresentados durante o evento pretendem trazer resultados significativos, como por exemplo, a redução de filas de espera e a qualificação contínua dos profissionais de saúde. Com uma abordagem centrada nas necessidades da população, essas iniciativas visam garantir que os recursos e conhecimentos dos hospitais sejam direcionados para soluções que realmente impactem a vida das pessoas.
A partir de 2024, a comunicação entre os Departamentos SVSA, as diversas áreas do Ministério da Saúde e instituições parceiras foi intensificada. Essa iniciativa visa compreender os cenários dos projetos, alinhar ações e definir prioridades para o desenvolvimento e execução de futuros projetos no âmbito do PROADI-SUS. O Centro Nacional de Primatas (CENP/SVSA/MS) participou do evento representado pelo Assessor Técnico Científico Leandro Nassar Coutinho.
PROADI-SUS
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde tem o propósito de fortalecer o SUS. Financiado por recursos de imunidade tributária concedidos a hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, o programa tem como objetivo executar projetos de apoio e prestar serviços ambulatoriais e hospitalares não remunerados pelas entidades de saúde de reconhecida excelência (ESREs).
O Proadi-SUS permite a transferência e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas como avaliação e incorporação de tecnologias, capacitação de recursos humanos, pesquisas de interesse público em saúde e desenvolvimento de técnicas de gestão em serviços de saúde. Desde o triênio 2018-2020, os projetos do programa estão alinhados aos objetivos do Plano Nacional de Saúde 2020-2023, que incluem a ampliação dos serviços de atenção primária, a redução de desigualdades regionais e o fortalecimento da saúde indígena, entre outros.
Fonte: NUCOM/SVSA