Macaco-de-Cheiro (Collins’ squirrel monkey-ing)
Saimiri collinsi
Família: Cebidae
Gênero: Saimiri
Espécie: Saimiri collinsi (Osgood, 1916)
Biologia:
Vivem em grande variedade de habitats, Utiliza estratos arbóreos médios e baixos, chegando ás vezes ao dossel das florestas e descendo ao chão para se alimentar principalmente de insetos. O táxon apresenta tolerância a modificações/perturbações no ambiente, podendo ser encontrado em áreas rurais severamente perturbadas e até mesmo em fragmentos florestais urbanos das grandes cidades da Amazônia oriental. O tamanho da área de vida do táxon é de aproximadamente 150 ha, e os grupos sociais não são territoriais.
Alimentação:
São onívoros, aproveitam grande variedade de matéria vegetal como frutos, preferencialmente de diâmetro menor que 1 cm, moluscos terrestres, principalmente quando faltam frutos. Também aproveitam pequenos vertebrados como lagartixas, pererecas, filhotes de aves e muitos artrópodes.
Descrição:
Coroa amarelo-cinza oliváceo, faixas supra-oculares brancas e orelhas com pequenos tufos. O dorso também apresenta coloração amarelo-cinza oliváceo e os braços, pernas e mãos são amarelo-alaranjados. O pincel caudal é volumoso e de coloração negra.
Reprodução:
Fêmeas atingem a maturidade sexual aos 36 meses e machos os 54 meses. O gênero apresneta umareprodução sazonal bem definida. A gestação dura de 140 a 150 dias, nascendo apenas um filhote que é cuidado somente pela mãe.
Distribuição geográfica:
Ocorre no Pará, ao sul do rio Amazonas, desde o rio Tapajós, a oeste, até o limite leste da Zona dos Cocais, no Maranhão.
Avaliação de risco de extinção pelo ICMBio: Menos Preocupante (LC)
Curiosidades:
Ocorre o aumento do peso dos machos, chamados de machos gordos, facilmente perceptível antes do período reprodutiva, apresentando os ombros e braços bem volumosos. O tamanho médio de grupos é de 50 indivíduos, o tamanho do grupo pode variar de 5 a mais de 60 indivíduos.