No Instituto Evandro Chagas, um sistema de Gestão de Amostras sempre foi uma necessidade crucial. No entanto, diversos obstáculos dificultavam a aquisição de uma ferramenta comercial pronta que atendesse à diversidade de nossa instituição. As seções científicas apresentavam processos distintos, o que se tornava um desafio significativo.
Antes mesmo de iniciarmos a produção do SIGA (Sistema Integrado de Gerenciamento de Amostras), a Seção de Meio Ambiente (SAAMB) já buscava a certificação ISO 17025 junto ao INMETRO. Essa busca pela excelência nos levou a desenvolver o primeiro protótipo do SIGA, ainda sem essa denominação oficial. Esse pioneiro sistema foi criado exclusivamente pelos colaboradores da SAAMB e não apenas contemplava o processo de gestão de amostras, mas também permitia a observação de indicadores laboratoriais.
O SIGA surgiu da necessidade de gerenciar todo o ciclo das amostras na instituição, desde o momento do recebimento até a liberação dos resultados. Para isso, era essencial desenvolver um sistema integrativo que conectasse os locais de recebimento, distribuição e análise das amostras.
Em uma ação coordenada entre a Seção de Gestão de Biossegurança e Qualidade (SEBQ) e as Chefias das Seções Científicas, iniciamos o processo de estruturação física dos locais de recebimento de amostras, que foram denominados de CRDA’s (Centrais de Recebimento e Distribuição de Amostras).
Essa jornada de inovação e colaboração resultou no SIGA, uma ferramenta essencial para aprimorar nossa eficiência, garantir a qualidade dos processos laboratoriais e atender às demandas de uma instituição tão diversificada como a nossa.