Microscopia Eletrônica
APRESENTAÇÃO
O laboratório de microscopia eletrônica (LME) do Instituto Evandro Chagas (IEC) foi criado em 1994, para implementação de estudos ultraestruturais (estruturas biológicas que podem ser observadas somente em microscópios eletrônicos) com o objetivo de promover e/ou complementar os trabalhos desenvolvidos pelas seções da instituição. A partir de 1997 o LME passou a desenvolver trabalhos de caracterização ultraestrutural de protozoários coccídeos e identificação partículas de novos ou conhecidos agentes virais.
Atualmente LME dispõe de um microscópio eletrônico de transmissão (Zeiss – EM 900), um microscópio eletrônico de varredura (Zeiss – LEO 1450 VP), um microscópio Confocal (Leica – Microsystems TCS SP8 CSU), além de infraestrutura necessária ao processamento de amostras.
O laboratório conta com equipe especializada para operacionalização, sendo dois pesquisadores de nível superior e técnicos para atender as demandas do LME, das seções do IEC e contribuir, ainda, com outras instituições pesquisa.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O LME utiliza, em geral, a abordagem morfológica em nível óptico e ultraestrutural como temática estratégica para pesquisa e vigilância sobre doenças e agravos que envolvam organismos conhecidos ou desconhecidos, principalmente nas áreas de parasitologia e virologia.
LINHAS DE PESQUISA
- Ação de bioprodutos sobre agentes infecciosos e hospedeiros;
- Coccídeos de animais
- Gelatinases em diferentes espécies de Leishmania e durante interação com o hospedeiro
- Interação parasito-hospedeiro
- Interação vírus-hospedeiro