Estrutura
A composição atual da Seção de Meio Ambiente se divide entre os serviços de:
Virologia
O Laboratório de Virologia (credenciado pelo Ministério da Saúde como Laboratório Regional para Controle do Sarampo) faz o diagnóstico laboratorial das doenças exantemáticas (que provocam manchas avermelhadas na pele e podem ou não ser acompanhadas de coceira), como a rubéola, as citomegaloviroses e o sarampo.
Toxicologia
A investigação da contaminação por mercúrio (metal utilizado na queima do ouro) em populações ocasionalmente expostas ou não ao contato com esse metal é feita no Laboratório de Toxicologia.
Epidemiologia
O setor de epidemiologia participa da elaboração de projetos de pesquisa e da análise de dados, construção e avaliação de indicadores epidemiológicos.
Cultura de Tecidos
No laboratório de cultura de tecidos são feitos cultivos de linhagens permanentes e culturas primárias de órgãos fetais humanos, prepúcio humano e órgãos de primatas não humanos. As culturas primárias e permanentes apóiam os estudos de citogenética e o isolamento de vírus, como do citomégalo e do sarampo.
Microbiologia Ambiental
Realiza estudos sobre os microorganismos que vivem em diferentes ambientes (ar, solo, água, etc.) e sua relação patogênica com outros organismos inclusive o ser humano.
Físico-Química (água)
Realiza análise da água, onde, através do monitoramento de agentes, é possível evitar a disseminação de doenças graves, como o cólera.
Clínica Médica
O setor de clínica médica atende os pacientes que participam dos projetos da Seção e aqueles enviados com suspeita de doença exantemática.
Capacitação de RH
A SAMAM tem se empenhado em preparar para a região uma massa crítica de profissionais especialistas em saúde e meio ambiente, numa tarefa interdisciplinar e multinstitucional objetivando a realização de projetos de pesquisa destinados a investigar a saúde da população e a prestação de serviços à comunidade.