Áreas de Atuação
Áreas de atuação:
- Exposição a Produtos Químicos;
- Infecções por Citomegalovirus;
- Síndrome da Rubéola Congênita;
Linha de Pesquisa:
GRUPOS E LINHAS DE PESQUISA VIGENTES NA SAMAM
Grupo de Pesquisa: Saúde e Ambiente
Linhas de Pesquisa
- Exposição ambiental e ocupacional a agentes de risco
- Interações biológicas e ambientais de contaminantes
- Microorganismos, ambiente e saúde
Grupo de pesquisa: Biogeoquímica de Contaminantes, Patógenos e Nutrientes
Linhas de Pesquisa
- Ecotoxicologia, Genotoxicidade e Estudos de Bioindicadores em Áreas Preservadas e Impactadas
- Epidemiologia e Clínica, Desenvolvimento de Métodos, Inovação e Prospecção de Biomarcadores
- Geoquímica e Transferências Tróficas de Contaminantes, Patógenos e Nutrientes
Grupo de pesquisa: Qualidade Ambiental
Linhas de Pesquisa
- Estudo da degradação, comportamento e distribuição de poluentes orgânicos e inorgânicos em amostra ambientais por métodos analíticos
- Indicadores da qualidade da água para consumo humano.
- Monitoramento da qualidade da água superficial e subterrânea nas bacias hidrográficas da Região Amazônica.
Pesquisadores:
DOROTÉA DE FÁTIMA LOBATO DA SILVA
Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (1989) e mestrado em genética e Biologia Molecular do curso de Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1999).Trabalha como pesquisadora na Seção de Meio Ambiente desde a criação da seção em 1992; participou ativamente do plano nacional de controle e erradicação da rubéola e do sarampo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública materno-infantil e de pacientes imunodeficientes; apoio a pesquisa em saúde ambiental no diagnóstico diferencial de doenças causadas por vírus ou agentes ambientais neurotóxicos; consultora da UNESCO atuando no Laboratório de virologia e Biologia Molecular da Seção de Meio Ambiente do Instituto Evandro Chagas.
EDILSON DA SILVA BRABO [*1964-2006†]
Era Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1989) e mestre em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1992). Tinha experiência na área de Geociências, ênfase em Geologia. Foi Pesquisador contratado temporário do Instituto Evandro Chagas desde 1992. Era Doutorando da Universidade Federal do Pará, professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú e Consultor ad hoc da Fundação Oswaldo Cruz. Atuava principalmente nos seguintes temas: Ambiente supergênico, Geoquímica, Mercúrio, Amazônia.
ELISABETH CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA SANTOS
Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (1979) e especialização em Diagnóstico Viral do Citomegalovírus em Doença Con. pela Fundação Oswaldo Cruz (1983). Especialista em saúde do Governo do Estado do Pará, Especialista em Saúde do Ministério da Saúde e Especialista em Saúde da Prefeitura Municipal de Belém. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública. Responsável pela implantação da Seção de Meio Ambiente do IEC. Atualmente é Diretora do Instituto Evandro Chagas.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1990), graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Pará (1987) e graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (2006). Tem experiência na área de Saúde e Ambiente, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde ambiental, toxicologia, poluentes, mercúrio. Atualmente é chefe da Seção de Meio Ambiente do Instituto Evandro Chagas.
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Pará (1997), especialização em Aperfeiçoamento em Química pela Universidade Federal do Pará (1998) e mestrado em Química pela Universidade Federal do Pará (2003). Atuando principalmente nos seguintes temas: Mercúrio, Selênio, Peixes.
Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Pará (1997) e Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2000). Atualmente é doutoranda do Curso de Pós--Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários da Universidade Federal do Pará e consultora da UNESCO atuando no Laboratório de Microbiologia Ambiental e Biologia Molecular da Seção de Meio Ambiente do Instituto Evandro Chagas. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: impactos ambientais, qualidade da água, diversidade e evolução bacteriana.
Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Hab Química pela Universidade Federal do Pará (1995), especialização em Química Analítica pela Universidade Federal do Pará (1998) e mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Pará (2003). Professor titular da Escola Tenente Rego Barros. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública. Atuando principalmente nos seguintes temas: arsênio, manganês, águas, solo, ambiente e caracterização.
RENATO LOPES FERNANDES DE MEDEIROS
Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (2000), especialização em Análises Clínicas com ênfase em Medicina Tropical pela Universidade Federal do Pará (2002) e mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará (2004). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: citomegalovírus, doadores de sangue e HTLV.
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Pará (1994) e mestrado em Química pela Universidade Federal do Pará (2002). Atualmente é Pesquisador do Instituto Evandro Chagas e Perito Criminal do Centro de Perícias Cientifícas Renato Chaves. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Brachiaria humidicola, alelopatia, atividade anti-inflamatória, germinação, inibição.
Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (2000) e mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará (2004). Tem experiência na área de imunologia, com ênfase em virologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: virologia, TTV, transfusão sanguinea, citomegalovírus, rubéola e infecção congênita.
Produção Cientifica:
Produção por seção científica:
- Coleção Biomedicina e Saúde Pública;
- Notícias.
Produção por pesquisador:
- Iracina Maura de Jesus
Produção por contratados com a UNESCO, PROJETO 914BRA2009 VIGISUS II SVS:
- Kleber Raimundo Ribeiro Faial
- Renato Lopes Fernandes de Medeiros