Áreas de Atuação
Dentre as atividades de pesquisa mantidas atualmente pela SAHEP, destacam-se: perfil etiológico da doença hepática crônica (DHC) em um hospital geral da Amazônia Oriental, mediante parceria com o Hospital da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e Universidade Federal do Pará: variantes genéticas dos vírus das hepatites B e D na Amazônia; epidemiologia da equinococose policística na Amazônia brasileira.
Em colaboração com o Centers for Disease Control (CDC), o IEC detectou presença de vírus da hepatite Delta na Amazônia e no Brasil pela primeira vez, em casos de hepatites agudas, hepatites fulminantes, hepatites crônicas, além de portadores assintomáticos.
Em conseqüência de suas atividades a SAHEP comprovou laboratorialmente o primeiro surto de hepatite C em hemodialisados no Brasil, 1990; realizou o primeiro levantamento sobre reservatórios de E. vogeli e E. oligarthrus na Amazônia; colaborou na definição sobre a importância relativa do alcoolismo e das hepatites B, D e C na etiologia da Doença Hepática Crônica, conforme variáveis demográficas e epidemiológicas para a Amazônia Oriental; fez a identificação de mutante do vírus da hepatite B-HBV (G145R) circulando na Amazônia e com potencial genômico de resistência à vacina; identificou pretensos fitoterápicos na etiologia das hepatites tóxicas.