Informações Complementares
PROJETOS REALIZADOS EM MAIS DE UMA INSTITUIÇÃO
Projetos que envolvam mais de uma Instituição devem conter obrigatoriamente os documentos de concordância de todas as Instituições envolvidas.
PROJETOS MULTICÊNTRICOS
São projetos elaborados por uma Instituição de Pesquisa, mas que são aplicados simultaneamente em outras, seguindo exatamente o mesmo procedimento experimental, porém com um pesquisador responsável em cada Instituição. Estes projetos, além do Formulário Unificado, deverão apresentar os documentos de concordância com a realização do projeto (uma Folha de Rosto para cada instituição envolvida), devidamente assinadas pelos seus respectivos dirigentes. Instituições que possuem CEUA deverão apresentar a aprovação pelas suas respectivas Comissões.
PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
São projetos feitos em conjunto com Instituições de Pesquisa do Exterior. No caso de serem projetos elaborados em outros países e desenvolvidos no todo ou em parte no Brasil, devem obrigatoriamente apresentar a aprovação pelas Comissões (ou equivalente) das instituições envolvidas.
RELATÓRIOS
Todos os projetos aprovados pela CEUA/IEC deverão encaminhar relatório de atividades anual (Relatório Parcial) e após sua conclusão (Relatório Final) ou em intervalos definidos no Parecer Consubstanciado, informado ao pesquisador.
ALTERAÇÕES NO PROJETO APÓS SUA APROVAÇÃO
Os projetos que necessitarem de ajustes ou alterações no decorrer do seu desenvolvimento deverão comunicar estas mudanças à CEUA/IEC. No caso de modificações na metodologia (amostra, instrumento de coleta de dados, etc..), estas deverão ser apresentadas à Comissão/IEC e não poderão ser implementadas sem a prévia autorização da mesma.
APÓS APRECIAÇÃO DA CEUA, O PROTOCOLO PODERÁ SER:
1-APROVADO: O pesquisador poderá iniciar o projeto imediatamente.
2- COM PENDÊNCIA: o coordenador de projeto com pendência terá 30 (trinta) dias para responder as diligências, período após o qual o projeto será arquivado - neste caso, o pesquisador poderá cadastrar novo projeto se for de seu interesse.
3- RETIRADO: quando, transcorrido o prazo, o protocolo permanece pendente;
4- NÃO APROVADO: o Projeto não deverá ser conduzido na instituição tal como apresentado. Neste caso, o pesquisador poderá apresentar o mesmo projeto, reformulado.