Notícias
Tese de Doutorado desenvolvida no IEC é premiada pela Capes
Uma das teses de doutorado desenvolvidas como parte de um projeto de pesquisa do Instituto Evandro Chagas (IEC/SVSA/MS) recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses - Edição 2023. O projeto de pesquisa intitulado “Investigação de marcadores imunológicos e virológicos em pacientes portadores das infecções pelos Vírus da Imunodeficiência Humana e Vírus Epstein-Barr” foi elaborado fruto da parceria interinstitucional dos Laboratórios de Virologia da UFPA (Labvir) e de Vírus Epstein‒Barr do Instituto Evandro Chagas, coordenado pelo pesquisador da Seção de Virologia (SAVIR/IEC), Igor Brasil Costa.
Segundo o pesquisador, o estudo é diferenciado por considerar a infecção por dois vírus que causam prejuízos à resposta imunológica e que, por possuírem mecanismos de ação muito distintos, geralmente não são estudados em uma mesma proposta. “A tese elucida alguns tópicos imunológicos e genéticos relacionados à resposta antirretroviral no tratamento do HIV, assim como marcadores associados às infecções por EBV e HIV. A curto prazo, auxiliando no entendimento clínico da ausência de resposta à terapia em alguns indivíduos infectados pelo HIV. A médio e a longo prazo, o entendimento dos marcadores imunológicos e genéticos do indivíduo, assim como a coinfecção auxiliará em um melhor manejo dos pacientes infectados pelo HIV e/ou pelo EBV”, explica Igor.
O trabalho premiado pela Capes é de autoria do aluno Leonn Mendes Soares Pereira, que apresentou a tese ao Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (PPGBAIP) do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (ICB-UFPA) para obtenção do grau de Doutor em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários. O estudo “Aspectos Multifatoriais da Infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e do Vírus Epstein Barr (EBV) relativos à Epidemiologia, Imunologia e Imunogenética dos Loci A, B e DRB1 do Gene HLA de classe I E II” teve a orientação do Prof. Dr. Antonio Carlos Rosário Vallinoto, da UFPA.
Sobre o Prêmio Capes de Tese – O Prêmio Capes de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, ele abrange todas as áreas de conhecimento que têm um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da Capes na pós-graduação brasileira.
Premiação de trabalho científico – Além do reconhecimento da tese na qual atuou como coorientador, o pesquisador Igor Brasil Costa é um dos autores do trabalho científico “Perfil Epidemiológico de uma População do Estado do Pará diagnosticada com a Síndrome Pós-Covid-19”, que recebeu o prêmio de terceiro lugar, na categoria de melhores trabalhos apresentados durante o V Congresso de Biomedicina da Região Norte, realizado entre os dias 31 de agosto a 02 de setembro, no Centro de Eventos Benedito Nunes, da UFPA. Também são autores do trabalho, o aluno do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Evandro Chagas (PIBIC/IEC), Matheus Amorim Barreto; e a pós-doutoranda do PPGV/IEC, Mayara Natália Santana da Silva.