Notícias
Centro Colaborador
Técnicos da OPAS/OMS visitam o IEC
Nos dias 13 e 14 de outubro, o Instituto Evandro Chagas recebeu a visita de uma comitiva da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). Os técnicos vieram tratar sobre as ações realizadas com o IEC, enquanto Centro Colaborador para Arboviroses Emergentes e Reemergentes e outros Vírus Zoonóticos Emergentes, a fim de revisar atividades, gerar uma minuta do plano de trabalho futuro e outras deliberações.
A equipe foi composta por Rodrigo Stábeli, líder do time de Vigilância Genômica e integrante do Centro de Operação de Emergências – EOC/UTPHE/BRA; Alexander Rosewell, coordenador geral da UTPHE/BRA; Jairo Mendez-Rico, conselheiro do Departamento de Emergências em Saúde de Doenças Virais, Organização Pan-Americana da Saúde, em Washington, DC, Estados Unidos da América e Karina Cavalcante, da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública - CGLAB/MS.
No primeiro dia de visita, eles reuniram com a diretora do IEC, Lourdes Garcez, e também conversaram com a chefe da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas – SAARB, Lívia Casseb, e com a coordenadora do Centro Colaborador da OPAS/OMS, Lívia Carício Martins. Lourdes Garcez afirmou que o Instituto sempre estará aberto a tratativas para fortalecer a parceria com a OPAS e a CGLAB. Ela falou sobre o início da sua gestão na diretoria e sobre a mudança recente para a pasta da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos – SCTIE. “Mesmo com a mudança de pasta, nós não perdemos a vocação para a vigilância, apenas acrescentamos mais força às ações de inovação dentro da nossa instituição. Antes, por exemplo, não podíamos concorrer a editais para Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação – ICTs e agora podemos”, afirmou.
Jairo Mendez-Rico destacou a relevância do IEC como centro colaborador, falou sobre a necessidade de se fortalecer o canal de comunicação já existente entre o Instituto e a OPAS e da importância da instituição como facilitadora para a entrada de amostras no país. “Acho que vocês, com o papel de Centro Colaborador que contribui há décadas junto à OPAS, podem ajudar muito a facilitar esse processo”, afirmou.
Após a reunião no gabinete da direção, os técnicos seguiram para o auditório da SAARB, onde conversaram com pesquisadores e assistiram a apresentações sobre a atuação da Seção na vigilância genômica dos arbovírus e outros vírus emergentes, o projeto de adequação das áreas NB3/NBA3 e o Plano de Trabalho atual do Centro Colaborador.
No dia seguinte, eles visitaram o Núcleo de Pesquisa Clínica – NPC, no campus Belém, onde foram recebidos pela coordenadora do Núcleo, Dra. Cleonice Justino, e pelo consultor do NPC, Dr. Alexandre Linhares. No final da manhã, seguiram para o Centro Nacional de Primatas - CENP.