Notícias
Seção de Bacteriologia e Micologia do IEC faz balanço da gestão - ciclo 2020/2022
Uma reunião em formato de talk-show foi a forma escolhida pela equipe da Seção de Bacteriologia e Micologia (SABAC) para apresentar o seu balanço de gestão em evento que reuniu direção e servidores e colaboradores da Seção. Durante o evento, realizado na quinta-feira (9), no auditório do Bloco Central, foram apresentadas as principais ações da Seção no período de 2020 a 2022.
A equipe apresentou a quantidade de pessoas que contribuem diariamente para entregas nas áreas de saúde, vigilância e ensino no IEC, incluindo pesquisadores, tecnologistas, técnicos e analistas de gestão, alunos de mestrado e doutorado, estagiários e bolsistas Fiotec. Além de números referentes a servidores que já apresentam requisitos para a aposentadoria.
Também foram apresentados: o número de mestres e doutores do corpo técnico-científico, os treinamentos e capacitações realizadas, ações na área de gestão da qualidade, incluindo as dificuldades e expectativas, e o trabalho que tem sido feito para implementar a gestão organizacional das coleções biológicas na Seção.
A tecnologista Daniela Soares explicou que a apresentação foi fruto da colaboração de diversas pessoas da seção e que foi preparada de acordo com o Mapa Estratégico traçado durante o Programa de Planejamento de Gestão da Estratégia do IEC, o qual prevê a entrega de resultados efetivos para a sociedade. "Nós pensamos nessa apresentação alinhada e integrada ao planejamento estratégico, destacando os temas de articulação e imagem, pessoas, gestão de governança e tecnologias e sinergias. Dentro do tema de articulação e imagem, por exemplo, nós apresentamos as nossas instituições parceiras, além das ações da SABAC que foram publicadas com destaque na mídia. Tudo dentro de um objetivo maior de ampliar e aprimorar a comunicação com a sociedade e o governo", explicou.
A pesquisadora e ex-chefe da SABAC, Joana Favacho, fez uma passagem simbólica de bastão para a pesquisadora Sílvia Helena da Silva, que, na nova gestão, assume a chefia substituta da Seção e representou a chefe titular, Ana Judith Quaresma. "Eu desejo muito sucesso e que esse processo de aproximação e de interação com a nova gestão do IEC traga bons frutos para a nossa Bacteriologia", concluiu Joana.