Notícias
Projeto realizado em parceria com a UEPA cria materiais educativos para o público jovem sobre a COVID-19 e doenças em evidência
O projeto iniciado em 2020 é fruto da disciplina Parasitologia Clínica, ministrada na UEPA, em que os discentes desenvolveram vídeos e impressos sobre a COVID-19 e doenças negligenciadas no contexto da população que vive no arquipélago do Marajó.
A pesquisadora do IEC, Lourdes Maria Garcez, que também é professora da disciplina na UEPA, explica a dinâmica para a realização das atividades.
“Os estudantes foram divididos em quatro grupos e cada grupo ficou responsável por elaborar duas mídias educacionais, sendo uma delas obrigatoriamente sobre o tema COVID-19 e a outra sobre uma enfermidade endêmica no arquipélago do Marajó. O público alvo são crianças alfabetizadas do ensino fundamental e comunidades rurais do Marajó. O arquipélago do Marajó é composto por 16 municípios, dos quais 8 possuem baixos índices de desenvolvimento humano. As mídias educacionais elaboradas pelos alunos comunicam de forma lúdica como prevenir e lidar com a suspeita dessas doenças e, ao mesmo tempo, instiga o público-alvo à busca do conhecimento científico.”
Durante o projeto, os discentes tiveram a oportunidade de exercitar a criatividade, e como resultado criaram histórias em quadrinhos, folhetos, curtas de animação, e até mesmo uma música que contempla os temas abordados, com a melodia elaborada pelo experiente violonista e compositor Paulinho Moura, que tem a sua vida dedicada à música.
Lourdes Garcez ressalta que o material já foi apresentado à Diretoria de Endemias da Secretaria de Saúde Pública do estado do Pará (SESPA) e esclarece os próximos passos:
“Essa primeira etapa de divulgação tem por objetivo avaliar a receptividade da sociedade em geral às mídias educacionais produzidas, antes de utilizá-las no Marajó. Pretende-se fazer o primeiro uso das mídias educacionais no Município de Portel, após aprovação da Secretaria de Saúde do município, uma vez que o IEC se organiza para iniciar um Projeto de desenvolvimento sustentável e de pesquisa científica voltada à solução dos problemas locais no arquipélago do Marajó, com protótipo em Portel.”
Confira abaixo os vídeos produzidos pelos alunos da disciplina “Parasitologia Clínica”.