Notícias
Programa de Iniciação Científica do IEC recebe novos bolsistas
Cerca de 50 estudantes de graduação foram recepcionados, nesta terça (05), em programação de acolhida e boas-vindas promovida pelo Programa de Iniciação Científica do Instituto Evandro Chagas (PIBIC/IEC) no campus do Instituto, em Ananindeua. Os estudantes irão desenvolver os planos de trabalho ou projetos de ensino aprovados na seleção do PIBIC/IEC.
Os alunos receberam informações sobre o Programa e orientações a respeito de suas atribuições e compromissos enquanto bolsistas. Eles também contaram com votos de boas experiências e realizações repassados pelo diretor substituto do IEC, Bruno Carneiro; pela diretora da Seção de Ensino, Informação Científica e Memória (SIEIC), Fernanda Sagica; pela condutora do PIBIC, Patrícia Ramos, e pela vice-condutora, Liliane Carneiro.
Em sua fala, Bruno Carneiro reforçou a importância do Programa e incentivou os alunos a aproveitar a oportunidade de fazer parte dele, destacando que há pesquisadores do IEC e Centro Nacional de Primatas (CENP) que começaram no PIBIC e se tornaram diretores da instituição. “O PIBIC representa uma porta de entrada para o ambiente das pesquisas científicas e uma experiência única na vida acadêmica de vocês. Aqui vocês têm a equipe da SIEIC, com as condutoras e as secretárias do Programa, que poderão dar todo o suporte que vocês precisarem. Então aproveitem e contem conosco. O Instituto está de braços abertos para vocês”, afirmou.
Durante a programação de boas-vindas, realizada no auditório do Bloco Central, os bolsistas também receberam crachás de identificação e participaram de um sorteio de brindes. Ao longo dos próximos 12 meses, eles irão desenvolver os planos de trabalho sob a orientação de pesquisadores do IEC e poderão experimentar os ambientes laboratoriais da instituição. (Clique aqui e assista a um vídeo sobre como foi a acolhida)
Sobre o PIBIC - O objetivo do programa é o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação sob orientação de pesquisadores de valiosa competência científica, visando contribuir para a consolidação dos grupos de pesquisa institucionais. As bolsas de iniciação científica são fornecidas por meio de cotas financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e têm vigência de até 12 meses.