Notícias
Palestra sobre COVID-19 encerra as atividades do XXV Seminário Interno do PIBIC/IEC
No dia 15 de dezembro ocorreu o encerramento das atividades do XXV Seminário Interno do Programa de Iniciação Científica do Instituto Evandro Chagas PIBIC/IEC. O evento finalizou com a palestra “SARS-CoV-2 e COVID-19: Atualidade, desafio e perspectiva”, ministrada pela coordenadora do Laboratório de Vírus Respiratórios da Seção de Virologia do IEC, a pesquisadora Mirleide dos Santos Cordeiro. O evento foi transmitido online, pelo Canal do Youtube do PIBIC/IEC, respeitando as atuais normativas sanitárias relacionadas à COVID-19.
Antes da palestra, os participantes acompanharam o encerramento do evento, que contou com a presença do Diretor do Instituto Evandro Chagas, Jorge Fernando Travassos da Rosa e da Coordenadora do PIBIC/IEC, Ana Paula Farias.
O diretor do IEC ressaltou a importância que o PIBIC possui na vida dos acadêmicos, e que é um passo importante para pesquisa, além da pós-graduação, e conclui que esses programas são fundamentais para o país. “Nós sabemos o quanto é importante esse interesse, nós precisamos, como qualquer país que esteja buscando desenvolvimento tecnológico, formar massa crítica para as mais diversas áreas de atuação”.
Ana Paula Farias agradeceu a presença de todos os participantes e convidados e ressaltou o diferencial que foi a apresentação dos trabalhos esse ano. “Os alunos tiveram que gravar vídeos com a apresentação de seus resultados e esses vídeos foram avaliados pelo comitê interno e comitê externo”, explica a coordenadora.
Já a palestrante Mirleide Cordeiro, que já fez parte da equipe de bolsistas do PIBIC/IEC em anos anteriores, explicou desde a nomenclatura, notificação dos primeiros casos, a migração dos casos para os outros países, situação epidemiológica, sinais e sintomas, e os principais achados científicos a respeito do vírus Sars-CoV2 nesse período. A pesquisadora ressaltou ainda a preocupação que todos devem ter em relação à doença.
“A preocupação se dá, principalmente, com as pessoas que compõem o grupo de risco. Então muito tem que ser trabalhado nesse sentido de nós nosse conscientizarmos, de que não é a pessoa ‘eu adulto jovem que vou desenvolver um quadro leve’. Entenda que você pode atuar como disseminador desse vírus e infectar pessoas que serão comprometidas. Então, vamos atuar como pessoas vigilantes que compõem a saúde pública e tem responsabilidade nesse cenário pandêmico” alerta.
A pesquisadora ainda detalhou a participação do Ministério da Saúde e o Instituto Evandro Chagas nas políticas para minimização dos impactos da COVID-19 na saúde pública, e disse enfaticamente a importância de acreditar na ciência, quando diz respeito à pandemia, e aconselhou aos participantes que evitem a propagação de notícias falsas em relação à doença.
“Busquem sempre as informações dos sites confiáveis. A página da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e a própria OMS (Organização Mundial da Saúde), já disponibiliza a informação em português. Não disseminem informações que chegam pelo Whatsapp, porque as pessoas tomam como verdadeira. Então, compartilhe aquilo que vocês realmente tenham certeza e que possua comprovação científica” finalizou Mirleide Cordeiro.
Confira a palestra da pesquisadora, abaixo:
MELHORES TRABALHOS: Como resultado do XXV Seminário Interno do Programa de Iniciação Científica do Instituto Evandro Chagas PIBIC/IEC. um comitê interno e externo avaliaram todos os trabalhos que foram encaminhados, e divulgaram no dia 18/12 as melhores apresentações. Em breve, os vídeos serão publicados no canal do Youtube do PIBIC/IEC. Os discentes receberão o certificado de menção honrosa.
Confira abaixo o resultado dos 10 melhores trabalhos do Seminário:
Trabalho: Avaliação da eficiência de estação de tratamento de esgoto na redução de indicadores de qualidade ambiental na área urbana de Belém, Pará, Brasil.
Bolsista: Bruna Trindade Moreira Cardoso
Orientador (a): Lena Líllian Canto de Sá Morais
Trabalho: Padronização de protocolo de RT-qPCR duplex para detecção dos flebovírus Toscana e Rift Valley Fever.
Bolsista: Daniel Jun Hayashi
Orientador (a): Daniele Barbosa de Almeida Medeiros
Trabalho: Síndrome mão-pé- boca: análise das manifestações clínicas associadas, etiologia e epidemiologia molecular em crianças e adolescentes atendidos no setor de Atendimento Médico Unificado (SOAMU) do Instituto Evandro Chagas.
Bolsista: Francisco Neto Pinheiro Farias
Orientador (a): Maria Cleonice Aguiar Justino
Trabalho: Detecção molecular dos vírus das hepatites A e E em amostras de água de consumo e superficial em uma comunidade quilombola no município de Acará, Pará, Brasil.
Bolsista: Gabrielly Ketenen Costa Batista
Orientador (a): Lena Líllian Canto de Sá Morais
Trabalho: Crescimento da cepa Nostoc LBABL-2 isolada das raízes de macrófitas aquáticas do Lago Bolonha: resistência a fatores de stress e avaliação de produção de microcistina.
Bolsista: Glenda Moraes Silva
Orientador (a): Eliane Brabo de Sousa