Notícias
O Instituto Evandro Chagas lamenta a morte de Dr. Zilton de Araújo Andrade, importante médico e pesquisador na área de doenças tropicais, no Brasil e no Mundo
A Diretoria do Instituto Evandro Chagas, em nome da instituição, lamenta profundamente o falecimento do Pesquisador, Professor e Médico, Dr. Zilton de Araújo Andrade em decorrência de causas naturais. Aposentado há quase 30 anos, o pesquisador deixa um importante legado em doenças tropicais, principalmente a Esquistossomose e Doença de Chagas, o qual é referência na literatura científica internacional.
Nascido em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, o Dr. Zilton Andrade forma-se em medicina em 1950, fazendo residência nos Estados Unidos e Doutorado em Patologia pela Universidade de São Paulo. O pesquisador foi o primeiro diretor do Centro de Pesquisas Gonçalo Muniz (FIOCRUZ-Bahia), e além de um importante legado na instituição, ele também foi professor emérito da Universidade Federal da Bahia, desde 1985. Casado com a também pesquisadora Emérita da FIOCRUZ-Bahia, Sônia Andrade, o médico possuía cadeira na Academia Nacional de Medicina, além de diversas honrarias ao longo da carreira.
O pesquisador ficará marcado na história da ciência brasileira, pelo seu grande serviço prestado à pesquisa em saúde pública, na formação de outros importantes médicos e pesquisadores, além de trabalhos que mudaram o curso de estudos de grandes agravos no país.