Notícias
CULTURA ÉTICA E DE INTEGRIDADE
Instituto Evandro Chagas recebe evento Café com Ética
Divulgar e fortalecer a cultura ética e de integridade no Ministério da Saúde e em suas unidades descentralizadas. Este foi o principal objetivo do Café com Ética, evento realizado na terça-feira, 21, pela Comissão de Ética do Ministério da Saúde (CEMS), em parceria com o Instituto Evandro Chagas (IEC) e o Centro Nacional de Primatas (CENP), que contou com a participação da Corregedoria do Ministério da Saúde (CORREG), da Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (OuviSUS), e da Coordenação-Geral da Promoção da Integridade e Orientação Técnica, ligada à Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Saúde (CGPIO/AECI).
Ao abrir as falas na mesa de abertura do Café, a diretora do IEC, Lívia Carício, parabenizou os organizadores pela iniciativa. “Esse é um evento de extrema relevância para a comunidade institucional, pois traz à tona temas que fazem parte do nosso dia a dia. Para nós, recebê-los aqui é motivo de muita alegria e satisfação, eu tenho certeza que teremos um espaço de troca de conhecimentos e de experiências, que nos trará reflexões importantes para o nosso convívio diário no ambiente de trabalho”, afirmou.
PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE DO IEC
O evento, realizado no auditório do CENP, contou com a participação de cerca de 150 servidores e colaboradores que assistiram a palestras e puderam fazer perguntas aos ministrantes. A Presidente da Comissão de Ética, Antonia Ferreira Leite, proferiu a palestra: “A Ética no contexto do Ministério da Saúde”; a Assessora Técnica da Ouvidoria-Geral do SUS, Luciana de Aguiar Albano Guimarães, falou sobre “Recebimento e fluxo de denúncias e a qualidade da denúncia como fomento à integridade no Ministério da Saúde”; a Corregedora Substituta e Coordenadora de Apuração Disciplinar da Corregedoria do Ministério da Saúde, Cleane Saraiva Tavares, ministrou a palestra: “O papel da Corregedoria na prevenção de irregularidades, na resolução consensual de conflitos e no enfrentamento ao assédio” e o Coordenador-Geral de Promoção da Integridade e Orientação Técnica da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Saúde, Danilo Fernandes de Medeiros, abordou o tema: “O papel do controle interno e o sistema de gestão da integridade”.
Durante o Café, também foi apresentado o filme “Episódio 4 – Enfrentamento ao Assédio Moral no Ambiente de Trabalho: Conhecer para Prevenir”. O filme é uma referência às ações do Grupo de Trabalho instituído para elaboração de uma proposta de um programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e outras discriminações e violências relacionadas ao trabalho no Ministério da Saúde. O Café com Ética é um espaço propício para reflexões éticas sobre as condutas no ambiente de trabalho, com a proposta de estabelecer uma pequena pausa na jornada do dia-a-dia, para contribuições e fortalecimento da cultura ética e de integridade no âmbito do Ministério da Saúde. Trata-se de uma ação preventiva e educativa desenvolvida pela Comissão de Ética do Ministério da Saúde, iniciada no ano de 2019, que está prevista no Plano de Trabalho da Comissão, no ano de 2024, e no Plano de Integridade do Ministério da Saúde, do Biênio 2024 e 2025.
O evento Café com Ética, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Evandro Chagas e outras entidades, visou promover a cultura ética e de integridade no ambiente de trabalho.
- O evento contou com a participação de cerca de 150 servidores e colaboradores que assistiram a palestras sobre ética, integridade e enfrentamento ao assédio no ambiente de trabalho.
- Foram abordados temas como o papel da Corregedoria na prevenção de irregularidades e o sistema de gestão da integridade no Ministério da Saúde.
- Durante o evento, foi exibido o filme "Episódio 4 – Enfrentamento ao Assédio Moral no Ambiente de Trabalho: Conhecer para Prevenir", reforçando ações de prevenção e combate ao assédio e discriminação.
#ÉticaNoTrabalho
#IntegridadeMS
#CombateAoAssédio