Notícias
Instituto Evandro Chagas (IEC) realiza o diagnóstico do primeiro caso de Coronavírus no estado do Pará
Em coletiva de imprensa realizada às 16hs dessa quarta-feira (18/03), o Governador do Pará, Helder Barbalho, com a presença do Vice-Governador do Pará, Lúcio Vale; o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS-MS), Wanderson de Oliveira; o Secretário de Saúde Pública do Pará (SESPA), Dr. Alberto Beltrame confirmou o primeiro caso do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) no estado. O exame molecular foi realizado no IEC, pela equipe do Laboratório de Vírus Respiratório sob a supervisão da pesquisadora Mirleide Cordeiro.
Elencado como um das referências laboratoriais no Brasil para o diagnóstico do SARS-CoV-2, o IEC, órgão vinculado à Secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) tem realizado a detecção molecular desse vírus, em amostras procedentes dos estados do Pará, Amazonas, Acre, Amapá, Rio Grande do Norte, Roraima, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Maranhão.
Em meio a questionamentos sobre a velocidade de respostas do diagnóstico, o Secretário da SVS/MS explicou que o teste que é realizado no IEC é o RT-qPCR em tempo real. Wanderson de Oliveira considera que esse exame de detecção molecular já é um teste rápido, pois “amplifica o vírus em tempo real, ou seja, na hora que o teste entra na máquina, o resultado sai em torno de 1h30 à 2hs” finaliza.
Segundo Caso: Na manhã dessa sexta-feira (20/03), a SESPA confirmou o segundo caso da COVID-19, detectado no Laboratório Central do Estado do Pará (LACEN/PA). Essa ação é resultado da descentralização da capacidade laboratorial de detecção molecular do SARS-CoV-2, que foi concluída a partir do treinamento realizado pelo IEC nos dias 17 e 18/03 .
Texto: Francisco Neto