Notícias
IEC reúne comunidade no 2º Seminário Interno de Gestão e Pesquisa
Nos dias 05 e 06 de dezembro, o Instituto Evandro Chagas (IEC/SVSA/MS) realizou, no auditório central do Centro Nacional de Primatas (CENP), o 2º Seminário Interno de Gestão e Pesquisa, que, assim como a primeira edição, foi um importante espaço de diálogo e integração entre os servidores e colaboradores das áreas técnico-científica e administrativa. A programação aconteceu pela manhã e à tarde e foi composta por painéis com apresentações de todos os Serviços, Seções e Setores da Instituição. O evento teve como finalidade gerar um fórum de debates, a fim de enxergar as potencialidades e desafios institucionais e, a partir disso, planejar as ações para o futuro. Na fala de abertura do evento, a diretora do IEC, Lívia Caricio, afirmou que, quando assumiu a direção da instituição no início de 2023, se propôs a enfrentar o desafio de melhorar a comunicação interna. Ela explicou que, desde então, sua gestão buscou promover fóruns de discussão e eventos como o Seminário e outros como os eventos do Planejamento Estratégico que trouxeram maior transparência para as ações e entregas do IEC realizadas com recursos públicos. “O Seminário é uma oportunidade também para a direção e a comunidade interna ter acesso ao que tem sido realizado e planejado em todos os setores tanto de gestão, quanto de pesquisa da instituição”, afirmou Lívia.
PRIMEIRO DIA - O primeiro dia de atividades foi iniciado com uma sessão de homenagens para quatro pesquisadores do IEC que estão entre os mais influentes do mundo, segundo o estudo “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, publicado pela Editora holandesa Elsevier em conjunto com a Universidade de Stanford, dos Estados Unidos. Foram homenageados os pesquisadores Fernando Silveira Tobias, da Seção de Parasitologia (SAPAR/IEC); Ralph Lainson, que também foi pesquisador da SAPAR/IEC e faleceu em 2015; Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, ex-diretor do Instituto e pesquisador emérito da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas (SAARB/IEC); e Alexandre da Costa Linhares, pesquisador emérito da Seção de Virologia (SAVIR). Alexandre Linhares recebeu a placa de homenagem da Chefe da SAVIR/IEC, Luana Soares; Fernando Silveira recebeu a placa da Chefe da SAPAR/IEC, Rafaela Morais; e Pedro Vasconcelos, que estava viajando, foi representado pela esposa, Helena Vasconcelos, que recebeu a placa da pesquisadora da SAARB/IEC, Ana Cecília Cruz. No momento da homenagem ao pesquisador Ralph Lainson (in memoriam), a imagem dele foi projetada no telão do auditório.
Após as homenagens, houve apresentação da Assessora Técnico Científica da Direção, Giselle Rachid, seguida do painel apresentado pela equipe do Serviço de Gestão Técnica e Administrativa (SEGAD/IEC), composta pelo Chefe do Serviço, Alexandre Nakano; pelos Assessores Técnicos Especializados, Kelvin Souza, Jorge Monteiro e Nelson Faro; e pelo Analista de Gestão e Bolsista Fiotec, Maicon Gomes.
À tarde, a programação continuou com um painel apresentado pelo Chefe da Seção de Inovação, Tecnologia e Patentes (SEITP/IEC), Allen Leonardo Macedo; pela Chefe da Seção de Gestão da Biossegurança e Qualidade (SEBQ/IEC), Ananda Ramos; e pela Chefe da Seção de Recebimento de Materiais Biológicos (SERMB/IEC), Susana Mika Yahisa. Em seguida, houve a apresentação do representante da Chefia do Laboratório de Georreferenciamento (LABGEO/IEC), Clístenes Catete; da Chefe do Laboratório de Microscopia Eletrônica (SAHEP/SEMIE), Ana Paula Drummond; e, por fim, o painel apresentado pelo Chefe do Serviço de Gestão de Pessoas (SEGEP/IEC), João Batista Pereira.
SEGUNDO DIA - Já no segundo dia, os primeiros a se apresentar foram os representantes da equipe da Seção de Ensino, Informação Científica e Memória (SIEIC/IEC), composta pela Chefe da Seção, Fernanda Sagica; pelo Chefe da Biblioteca, Nilton Pereira; pela Condutora do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/IEC), Patrícia Karla Ramos; pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Virologia (PPGV/IEC), Igor Brasil Costa; pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde (PPGEVS/IEC), Edivaldo Herculano de Oliveira; e pelo representante da Direção do Curso Técnico em Análises Clínicas (CTLAB/IEC), Frederico Neves. Na sequência, houve apresentação da SAVIR/IEC, Luana Soares; seguida da representante da Chefia da SAARB/IEC, Ana Cecília Cruz; e do Chefe da Seção de Hepatologia (SAHEP/IEC), André Chagas. O Assessor Técnico Especializado do SEGAD/IEC, Nelson Faro, fechou a programação da manhã com uma apresentação sobre os produtos e os próximos passos do planejamento relacionados à área de Gestão da Estratégia do Instituto. Ele apresentou todos os projetos estratégicos propostos pela comunidade do IEC e pactuados pelo Comitê Gestor da Estratégia para o ciclo 2024-2027.
À tarde, foi a vez dos representantes do Serviço de Recursos Logísticos, Orçamento e Finanças (SELOF/IEC) se apresentarem, começando pela Assessora Técnica Especializada, Cássia Kahwage, que se apresentou de forma virtual; seguida pelo Chefe da Seção de Orçamento e Finanças (SAOFI/IEC), Patrick Rocha; pelo Chefe do Serviço, Rogério Magalhães; pela Assessora Técnica Especializada, Norma dos Santos; pelo Chefe do Setor de Aquisições (SOACO/IEC), Augusto Cordeiro; pelo Chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (SOTIC/IEC), Francisco Souza; pela Chefe do Setor de Gestão de Contratos, Convênios e Congêneres (SOCON/IEC), Luanna Matos; pelo Chefe do Setor de Gestão Patrimonial e da Frota Veicular (SOPAV/IEC), Joaquim Costa; e pelo Chefe do Setor de Infraestrutura (SOINF/IEC), Charles Lindemberg. Na sequência, houve a apresentação da Chefe da Seção de Parasitologia (SAPAR/IEC), Rafaela Morais; da Chefe da Seção de Bacteriologia e Micologia (SABAC/IEC), Ana Judith Garcia; e da Chefe Substituta da Seção de Meio Ambiente (SAAMB/IEC), Vanessa Costa. As apresentações da tarde encerraram com a Chefe da Seção de Criação e Produção de Animais (SACPA/IEC), Gilmara Cavalcante, que enviou um vídeo com a sua fala; com o Chefe da Seção de Patologia Clínica e Experimental (SAPEX/IEC), Arnaldo Filho e com o Chefe da Seção de Epidemiologia (SAEPI/IEC), Francisco Lúzio Ramos. Ao final de cada apresentação, nos dois dias de evento, a plateia enviou perguntas aos expositores e as que não puderam ser respondidas de imediato, foram enviadas posteriormente aos respectivos destinatários para que as respostas sejam publicadas no Informativo interno do IEC.
DIRETORA - Ao encerrar o evento, no dia 06, a diretora do IEC, Lívia Carício, falou sobre o quanto é importante a realização do seminário. “As apresentações foram excelentes e nós tivemos dois dias em que pudemos enxergar melhor a nossa instituição, em que a gente pôde interagir. Com a possibilidade os próximos seminários, nós vamos aprimorando e melhorando cada vez mais. Eu só tenho a agradecer a toda a instituição e dou parabéns à equipe organizadora. Acho que cumprimos o papel para o qual esse seminário foi proposto e espero que, no meio do ano que vem, a gente possa trazer aqui muito mais entregas, e que aquilo que a gente planejou ou está com a expectativa de realizar, a gente realmente consiga fazer”, afirmou Lívia. Ela também fez um balanço do ano de 2023 para o IEC, destacando os desafios institucionais. “No meu primeiro discurso como diretora, eu disse que o grande desafio era motivar as pessoas, fazer com que todos se engajassem e tivessem um objetivo único. Eu termino esse 2023 muito feliz porque eu vi que as pessoas atenderam ao chamado e se comprometeram. Espero que em 2024 a gente colha muito mais frutos desse trabalho que vem sendo feito”, concluiu a diretora.
TEXTO: Vanessa Campelo
EDIÇÃO: Kelvin Souza