Notícias
Intercâmbio
IEC recebe visita de pesquisadores italianos
Nos dias 01 e 02 de setembro, o Instituto Evandro Chagas (IEC) recebeu a visita dos pesquisadores italianos, Concetta Castilletti e Lorenzo Spinnato, ambos do Hospital Sacro Cuore Don Calabria (IRCCS - Istituto di Ricovero e Cura a Carattere Scientifico e Ospedale Sacro Cuore Don Calabria) em Verona, Itália. Os pesquisadores vieram ao Pará em missão institucional para fazer contato com diversos órgãos e instituições de ensino e pesquisa para troca de experiências e formação de possíveis parcerias. Os pesquisadores, que atuam em instituições de pesquisa consideradas como referência em doenças infecciosas pelo Ministério da Saúde da Itália, vieram ao IEC acompanhados do Prof. Dr. Cláudio Salgado, da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O primeiro dia de visita ocorreu no campus Ananindeua, onde o grupo foi recebido pela diretora substituta do IEC, Dra. Lourdes Garcez. A diretora falou um pouco sobre a história e a importância do Instituto para a pesquisa científica, apoio à vigilância e inovação em saúde e elogiou os estudos desenvolvidos pelos pesquisadores. "Nós temos o maior interesse em colaborar com o Hospital Don Calabria e ficamos muito felizes em recebê-los. Estamos abertos ao diálogo e a futuras parcerias também", afirmou.
Após a conversa, eles visitaram a Seção de Parasitologia (SAPAR), onde foram recebidos pelo chefe da Seção, Dr. Walter Santos; em seguida, a Seção de Virologia (SAVIR), onde conversaram com a chefe da Seção, Dra. Luana Soares; e, por fim, a Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas (SAARB), onde foram recepcionados pela chefe substituta da Seção, Dra. Daniele Medeiros. Em cada seção, os pesquisadores responsáveis explicaram como as pesquisas são desenvolvidas e como funciona a rotina dos laboratórios. A visita também foi acompanhada pela chefe da Seção de Gestão da Biossegurança e Qualidade (SEBQ), Ananda Ramos.
No dia seguinte, no campus Belém, os visitantes conheceram o Núcleo de Pesquisas Clínicas – NPC, onde conversaram com a coordenadora do Núcleo, Dra. Cleonice Justino. Ela explicou sobre o funcionamento do NPC, cujas novas instalações foram inauguradas em março deste ano, e, ainda, sobre os serviços realizados para a condução de testes clínicos de vacinas e fármacos em diferentes especialidades.
“Ficamos muito impressionados com tudo o que vimos no Instituto Evandro Chagas, principalmente com a infraestrutura, o potencial que a instituição possui e as suas ações na produção de conhecimento e inovações tecnológicas, o que impacta de forma muito positiva na melhoria de vida da população. Ficaremos em contato constante para troca de informações”, afirmou a Dra. Concetta.