Notícias
IEC recebe visita de alunos da UEPA
Nos dias 21 de junho e 25 de julho, alunos do curso de Biomedicina da Universidade Estadual do Pará (UEPA) fizeram visita técnica ao Instituto Evandro Chagas (IEC). Eles conheceram os laboratórios da Seção de Parasitologia (SAPAR), as instalações da Seção de Recebimento de Materiais Biológicos (SERMB) e assistiram ao vídeo institucional do IEC. O objetivo foi promover a integração entre teoria e prática no que se refere aos conhecimentos adquiridos pelos estudantes. A iniciativa teve apoio da atual Direção do IEC, que vem concentrando esforços na divulgação do conhecimento científico e na aproximação do IEC com a comunidade.
Na visita do mês de junho, o IEC recebeu os alunos do 5º semestre, que visitaram o Laboratório de Parasitoses Intestinais e Esquistossomose, onde conversaram com a pesquisadora Joyce Favacho e o Laboratório de Malacologia, apresentado a eles pela pesquisadora Christiane Goveia.
Para uma das acadêmicas participantes, Milena Arnaud, a experiência significou um grande aprendizado. “É interessante visualizar na prática o que se vê na teoria porque, muitas vezes, ficamos presos nos livros e não temos noção de como tudo acontece. No IEC existem várias linhas de pesquisa que geram frutos, principalmente para a vigilância em saúde. Além disso, aqui na região amazônica tem muitos casos de esquistossomose e de outras doenças que são relevantes pra entendermos qual é o perfil epidemiológico da população e assim conseguir tratar”, afirmou a aluna.
O universitário Luciano Neto afirmou ter ficado impressionado com a estrutura do IEC. “O Instituto é um centro de pesquisa de referência nacional e internacional, então pra gente é um privilégio estar aqui. A importância de uma visita como essa é que a gente vê a teoria, vê os ciclos... Enfim, a gente vê uma realidade muito mais profunda e passa a ter uma visão macro, desde os processamentos e os equipamentos que a gente tem que utilizar, e até como se faz vigilância em saúde”, destacou.
Já durante a visita do mês de julho, o IEC recebeu os alunos do 2º semestre ligados ao Programa Forma Pará , do governo do Estado.
Depois de visitar os laboratórios da SAPAR, os estudantes conheceram as instalações da SERMB, onde foram recebidos pelo chefe substituto da Seção, Amaury Cunha, que explicou sobre o processo de recebimento das amostras biológicas no Instituto.
Para a aluna Letícia Sayumi, do município de Santo Antônio do Tauá, além da estrutura, o que chamou a atenção foi a organização e o cuidado das pessoas com a instituição e até com o meio ambiente. “Ver os laboratórios e todo o trabalho feito aqui motiva a gente a aprender ainda mais. E essa questão da biossegurança também é levada muito a sério. É tudo muito bem organizado e etiquetado. Além disso, há tratamento de efluentes para não contaminar os esgotos e muitas outras ações que eu nem sabia que existiam”, afirmou.
De acordo com Lourdes Garcez, pesquisadora do IEC e professora responsável pelas visitas, as atividades foram planejadas por meio das disciplinas Parasitologia Geral e Biossegurança. “Essas visitas colocam os alunos em contato direto com a prática, dando a oportunidade para eles aprimorarem tanto a sua formação profissional, como pessoal. Além disso, ações educativas fazem parte do apoio institucional que o IEC oferece às Instituições de Ensino Superior. No caso da UEPA, tais ações têm beneficiado alunos de Biomedicina, incluindo aqueles do importante Programa Forma Pará, que dá oportunidade para alunos de outros municípios terem acesso ao ensino superior”, concluiu.