Notícias
VISITA
IEC recebe visita da Secretária em Exercício da SVSA/MS
Uma comitiva formada pela Secretária em exercício de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), Angélica Miranda Espinosa; pelo Chefe de Gabinete da SVSA/MS, Weslley Silva; e pela Coordenadora Geral de Vigilância de Arboviroses (CGARB/DEDT/SVSA/MS), Lívia Vinhal; visitou o Instituto Evandro Chagas (IEC/SVSA/MS), campus Ananindeua, no Pará, entre os dias 25 e 26 de janeiro. O objetivo da visita foi gerar maior integração entre a SVSA e o Instituto a partir da troca de informações e do conhecimento sobre as demandas institucionais, a iniciativa faz parte de agenda regular entre o IEC e Secretaria.
No início da visita, a Secretária se reuniu com a diretora do IEC, Lívia Carício; a diretora do Centro Nacional de Primatas (CENP), Aline Imbeloni, no gabinete da diretoria. Em seguida, participou de outra reunião, mais ampla, com assessores e chefes das seções científicas e dos serviços do IEC e CENP, no auditório da Seção de Arbovirologia. Na ocasião, os gestores presentes se apresentaram e falaram um pouco sobre as necessidades e desafios que enfrentam durante a rotina de trabalho em suas respectivas unidades.
“Precisamos, enquanto SVSA, estar mais perto, porque temos muito a aprender com vocês. Por exemplo, a Política de Arboviroses não tem que ser discutida somente com o Departamento de Doenças Transmissíveis ou a Coordenação de Arboviroses, tem que ser discutida aqui com vocês também.” afirmou Angélica. Ela citou ainda a importância da experiência e expertise do IEC como Centro Colaborador da OPAS/OMS e da localização na Amazônia e como isso pode ser expandido para outras áreas do país.
AGENDA REGULAR
A diretora do IEC, Lívia Carício, destacou a visita da SVSA faz parte de uma agenda regular entre IEC e a Secretaria, uma vez que o chefe de gabinete da SVSA, Weslley Silva, e a coordenadora do Núcleo de Comunicação, Aedê Cadaxa, estiveram no IEC em novembro de 2023. Ela pontuou ainda que o IEC está vivendo um momento histórico em termos de apoio e integração com a SVSA. “A cada visita, vocês conhecem um pouco mais sobre o IEC. É muito importante receber a Secretaria aqui para nos ouvir e também trazer devolutivas de algumas demandas que surgiram anteriormente. O objetivo é ir crescendo cada vez mais nesse trabalho de integração e de parceria com a SVSA”, afirmou Lívia. Após a reunião, o grupo visitou as instalações do IEC e do CENP.
ARBOVIROSES
Ainda como parte das atividades da visita, a Coordenadora Geral de Vigilância de Arboviroses (CGARB/DEDT/SVSA/MS), Lívia Vinhal, reuniu com a chefia e com pesquisadores da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas (SAARB/IEC) sobre fluxos e alinhamentos internos entre as duas áreas. Durante o encontro, a chefe da SAARB/IEC, Lívia Casseb, fez uma apresentação sobre a Seção; seguida pela pesquisadora Socorro Azevedo, que fez uma apresentação sobre “A Febre do Oropouche e os quase 70 anos de contribuição da SAARB/IEC”; já o colaborador, Daniel Dias, fez uma apresentação sobre “Bioecologia e Controle de Vetores do Vírus Oropouche”. Além de falar sobre o trabalho que a SAARB realiza, Lívia Casseb explicou sobre a importância de existir uma comunicação direta entre o IEC e a CGARB.
Lívia Vinhal reiterou que existe a necessidade de uma maior aproximação entre as unidades. Ela também sugeriu a realização de um treinamento para a vigilância de Febre Amarela, organizado de forma conjunta pela CGARB, IEC e CENP. A Coordenadora da CGARB considerou que a reunião foi bastante proveitosa pois contribuiu para o trabalho que já vem sendo implementado para tentar estruturar melhor as questões relacionadas às arboviroses. “A reunião foi bem interessante para alinhar projetos e também para esclarecer alguns entendimentos. A partir das conversas, já estamos planejando a realização de cursos, a elaboração de manuais e de ciclos de estudos sobre a Oropouche”, adiantou.
PLANO DIRETOR INSTITUCIONAL
A agenda da comitiva da SVSA/MS também incluiu uma reunião com a diretora do IEC para apresentação do Plano Diretor Institucional para a chefia de gabinete da Secretaria, que contou com a participação da assessora técnica especializada da Direção, Giselle Rachid; do diretor substituto do IEC, Bruno Carneiro; da diretora do CENP, Aline Imbeloni; e do diretor substituto do CENP, Amauri Junglos.