Notícias
PNVS
IEC participa de Oficina Regional do PNVS DF-GO
A chefe da Seção de Parasitologia do Instituto Evandro Chagas (IEC/SVSA/MS), Rafaela dos Anjos Pinheiro Bogoevich Morais, com o diretor do Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente (DAEVS/SVSA/MS), Guilherme Loureiro Werneck, e o assessor técnico-especializado da direção do Centro Nacional de Primatas (CENP/SVSA/MS), Amauri Junglos.
A chefe da Seção de Parasitologia do Instituto Evandro Chagas (IEC/SVSA/MS), Rafaela dos Anjos Pinheiro Bogoevich Morais, foi a representante da instituição na primeira de uma série de oficinas que acontecem pelo Brasil, para orientar estados e municípios na implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). O assessor técnico-especializado da direção do Centro Nacional de Primatas (CENP/SVSA/MS), Amauri Junglos, participou representando o CENP. A oficina foi promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), por meio do Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente (DAEVS).
A abertura do evento foi conduzida pela Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, que destacou a importância do encontro: “durante a oficina vamos mapear as ações realizadas no território e estabelecer a articulação entre os diversos setores responsáveis pelas políticas públicas de saúde. Essa integralidade permite analisar os diversos problemas que afetam a saúde e pactuar agenda prioritária de ações estratégicas na vigilância”, destacou.
Realizada em Brasília nos dias 20 e 21/05, essa edição envolve o Distrito Federal, Goiás e municípios goianos. A oficina quer identificar as potencialidades e dificuldades das ações desenvolvidas nos territórios, além de ampliar o diálogo e alinhar os papéis fundamentais de cada ente federativo nas ações preconizadas pela PNVS.
RESUMO
- Primeira de uma série de oficinas que acontecem pelo Brasil, para orientar estados e municípios na implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS).
- A oficina foi promovida pela SVSA/MS para mapear ações e articular setores responsáveis pelas políticas públicas de saúde.
- O evento, realizado em Brasília, focou no Distrito Federal, Goiás e municípios goianos, visando identificar potencialidades e dificuldades das ações de vigilância em saúde.
#VigilânciaEmSaúde #PolíticaDeSaúde #SaúdePública
Com informações do NUCOM/SVSA/MS