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Divulgação Científica
IEC participa de ação do projeto “Cartas aos Cientistas”
O Instituto Evandro Chagas (IEC), Instituição de Ciência e Tecnologia ligada à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), participou na manhã do dia 17 de outubro (quinta-feira), de uma ação de divulgação científica do projeto “Cartas aos cientistas: difusão, popularização e fortalecimento da ciência na Amazônia”. A atividade foi direcionada a alunos do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gabriel Lage da Silva, localizada no bairro do Tapanã em Belém e ocorreu nas dependências do Centro Nacional de Primatas (CENP). A ação contou com o apoio ainda da Diretoria do IEC e das Seções Arbovirologia e Febres Hemorrágicas (SEARB) e de Comunicação e Memória Institucional (SECMI).
A professora de ciências da Escola Gabriel Lage da Silva, Erika Namias, ressalta a importância da experiência para os discentes: “Quando o aluno sai da sala e começa a olhar ao redor é muito enriquecedor. Eles começam a ter dimensão do que é a ciência, de como ela ocorre. Aproximá-los do ambiente científico pode, no futuro, fazer com que eles queiram se tornar cientistas”, afirma a professora.
A abertura do evento teve a presença da diretora do IEC, Lívia Caricio, da vice-reitora da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Ilma Ferreira, do pesquisador do CENP, Paulo Castro, e da coordenadora do projeto e professora da UEPA, Milene Ferreira.
A programação do evento contou ainda com a palestra sobre a história do pesquisador Evandro Chagas, realizada pela servidora do Museu do IEC (MEV), Clarissa Santos. A programação abordou temas como primatas e o meio ambiente, ministrado por Paulo Castro (CENP). Os alunos fizeram uma visita guiada à área de exposição de animais em extinção e exposição de vetores de arbovírus (SEARB/IEC). No horário da tarde, houve ainda uma palestra do pesquisador José Augusto Muniz (CENP).
CARTAS AOS CIENTISTAS: O Projeto “Cartas aos cientistas: difusão, popularização e fortalecimento da ciência na Amazônia” foi aprovado na chamada CNPQ da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de 2024 e “surgiu a partir da necessidade de trazer e divulgar as instituições de ensino e pesquisas locais para o ensino básico, fazendo essa conexão. O projeto começou com a escrita de Cartas pelos alunos e essas cartas são encaminhadas para os cientistas dessas instituições. Em um segundo momento, o projeto realiza o “momento ciência” que é um momento de difusão científica, em que as crianças visitam as instituições de ensino e pesquisa.