Notícias
IEC participa da reunião anual da Rede de Laboratórios de Diagnóstico de Arbovírus da OPAS/OMS
A chefe da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas, Dra. Lívia Casseb, e a coordenadora do Centro Colaborador da OPAS/OMS, Dra. Lívia Carício Martins, ambas do Instituto Evandro Chagas (IEC), participaram no final de agosto da reunião anual da Rede de Laboratórios de Diagnóstico de Arbovírus (RELDA) da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). No encontro, foram abordados:
- A situação atual e os desafios da vigilância laboratorial das principais arboviroses da região após dois anos de pandemia;
- Revisão e atualização das diretrizes e metodologias diagnósticas para a vigilância laboratorial, incluindo a metodologia para detecção de arbovirusneuroinvasivos;
- Plano de atividades da RELDA 2022-2024
Como Centro Colaborador da OPAS/OMS (CCOMS) para Arboviroses Emergentes e Reemergentes e outros Vírus Zoonóticos Emergentes, o IEC tem assento em reuniões e fóruns permanentes dessas organizações. De acordo com a Dra. Lívia Martins: “No mundo globalizado, é necessário que o IEC e seus pesquisadores estejam integrados nas ações e planejamento quanto à vigilância das arboviroses nas Américas e no mundo. Apesar de apenas dois servidores estarem participando do evento, os desdobramentos e discussões serão repassados a todos os servidores da SAARB e das demais áreas do IEC envolvidas de alguma forma nessas ações”.
A reunião 2022 da RELDA aconteceu na última semana de agosto em Lima, no Peru. No evento, o IEC fez apresentações em três sessões: uma sobre a instituição como Centro Colaborador da OMS, uma sobre a situação dos arbovírus endêmicos no Brasil e outra sobre arbovírus emergentes.
CENTRO COLABORADOR - A primeira vez em que a OPAS designou o IEC como Centro Colaborador foi ainda na década de 1980, e, ao longo de quase quatro décadas, a SAARB contribuiu junto à OPAS para o enfrentamento dos desafios impostos por epidemias causadas pelos arbovírus.
ARBOVÍRUS – Os arbovírus são vírus transmitidos por artrópodes hematófagos, ou seja, insetos que se alimentam de sangue. Já as arboviroses são as doenças causadas por esses vírus; entre as mais conhecidas por causar epidemias estão a febre amarela, a dengue, a febre chikungunya e a febre por Zika vírus.