Notícias
Editora do IEC lança livro em homenagem a Gaspar Vianna
No dia 11 de maio, data de nascimento do médico e cientista Gaspar Vianna, a Editora do Instituto Evandro Chagas apresenta o seu mais recente lançamento: o livro “Gaspar Vianna: gênio paraense da medicina”. Escrito pelo médico Habib Fraiha Neto, o livro tem 364 páginas e quatro capítulos, reunindo informações e material iconográfico inédito sobre Gaspar, além de textos de palestras e de um poema sobre ele, de autoria do cônego Ápio Campos.
“Eu considero que esta é uma obra definitiva sobre Gaspar Vianna porque não há nada mais que seja importante a acrescentar. Nela, eu pude reunir todas as informações coletadas ao longo de décadas, além de citar as homenagens recebidas por ele nos últimos 100 anos”, informou Habib, que é detentor do maior acervo existente sobre o homenageado atualmente. O autor possui fotografias, objetos pessoais e uma farta documentação. Alguns desses materiais foram doados por familiares do cientista.
Logo na apresentação do livro, Habib revela como tudo começou, ao citar um episódio, ocorrido em 1983, em que recebeu a incumbência de conduzir as celebrações do centenário de nascimento de Gaspar Vianna, durante uma visita ao amigo Edgard de Cerqueira Falcão na cidade de Santos, em São Paulo. “Imagine-se o que significa, nesse clima meio místico, ouvir então o velho amigo lamentar-se do peso dos anos, da debilidade da saúde e da perda adiantada da visão, a impedir-lhe a condução do centenário de nascimento de Gaspar Vianna que se avizinhava. E perguntar, em tom de quase desafio, se poderia assumi-la em seu lugar. Foi como se, genuflexo, recebesse a investidura, cavaleiro disponível e fiel, o coração mais célere agora, sob o toque da espada de Arthur”, escreveu o autor.
Sobre o autor - Habib Fraiha Neto atuou como pesquisador no Instituto Evandro Chagas, onde chefiou a Seção de Parasitologia durante muitos anos; foi professor adjunto do Núcleo de Medicina Tropical da UFPA e atualmente é membro titular da Academia de Medicina do Pará (AMP). Em novembro do ano passado, durante o Congresso de Medicina Tropical realizado em Belém, ele foi premiado com a Medalha do Mérito Científico Carlos Chagas. A honraria é concedida pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) ao pesquisador com excepcional produção científica na área de Medicina Tropical, que tenha desenvolvido significante contribuição científica em sua trajetória de pesquisador em instituições do Brasil, que tenha tido importante papel na formação de recursos humanos em Medicina Tropical (stricto sensu e lato sensu), entre outros critérios.
Sobre Gaspar Vianna - Gaspar de Oliveira Vianna foi um médico patologista e pesquisador brasileiro, cujo trabalho mais importante foi a descoberta da cura para a leishmaniose, que ajudou a salvar a vida de milhões de pessoas no mundo inteiro. Nascido em Belém, em maio de 1885, é considerado pela comunidade acadêmica como um dos maiores cientistas da história do Pará. O médico trabalhou ao lado de Oswaldo Cruz e morreu no bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro, no dia 15 de junho de 1914, após contrair uma doença durante um exame de necropsia.
Serviço: Acesse a versão digital gratuita do livro Gaspar Vianna: gênio paraense da medicina”, de autoria do Dr. Habib Fraiha Neto, em https://bit.ly/LivroGasparVianna.
O link para acesso ao livro também está hospedado no Repositório Institucional Patuá, da Biblioteca do IEC (https://patua.iec.gov.br/items/12e7f753-db66-4d76-84fc-8731d08a7b1e).