Notícias
Medtrop 2022
57ª edição do Congresso teve expressiva participação do IEC
Entre os dias 13 e 16 de novembro, o Instituto Evandro Chagas participou do 5 7º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - MEDTROP 2022, considerado o maior evento multidisciplinar em medicina tropical da América Latina. Durante os quatro dias do Congresso, realizado no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, 52 pesquisadores e convidados, além de técnicos e estudantes de pós-graduação do IEC, participaram de diversas atividades, entre palestras, conferências, mesas redondas, workshops, reuniões-satélites e fóruns.
O IEC também teve expressiva participação na comissão científica local do Congresso e contou com um estande institucional, equipado com um telão de Led onde foi apresentado um vídeo animado, contando um pouco da história da instituição ao longo de seus 86 anos de existência e também apresentou suas linhas de atuação, além da sua estrutura, o número de pesquisas realizadas, bem como os setores e seções científicas existentes. A programação completa de palestras e demais atividades do Congresso que contaram com a participação de pesquisadores e convidados do Instituto também foram exibidas diariamente ao público no telão do estande.
Pesquisador do IEC recebe honraria durante o evento
Durante a cerimônia de abertura, no dia 13, a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) premiou o Dr. Habib Fraiha Neto com a Medalha do Mérito Científico Carlos Chagas. A honraria é concedida ao pesquisador com excepcional produção científica na área de Medicina Tropical, que tenha desenvolvido significante contribuição científica em sua trajetória de pesquisador em instituições do Brasil, que tenha tido importante papel na formação de recursos humanos em Medicina Tropical (stricto sensu e lato sensu), entre outros critérios. O Dr. Habib atuou como pesquisador no Instituto Evandro Chagas, onde chefiou a Seção de Parasitologia durante muitos anos; foi professor adjunto do Núcleo de Medicina Tropical da UFPA e atualmente é membro titular da Academia de Medicina do Pará (AMP). Ele disse ter ficado surpreso com a premiação. “Esse foi o Prêmio de Pesquisador Sênior do ano 2022, portanto o maior prêmio concedido pela SBMT, o que me enche do mais legítimo orgulho, mas que eu recebo com muita humildade, como um presente dos céus. Agora, essa escolha me pegou de surpresa porque estou aposentado desde 2009. Não é que eu esteja inativo, pois estou escrevendo muito. Como membro da AMP, estou biografando os membros da Academia, tanto os titulares como os seus patronos e os membros honorários, uma missão que me proponho e que é um autêntico desafio porque já estou com 83 anos de idade. Então, eu estou muito vaidoso e muito agradecido à SBMT por esta escolha altamente honrosa”, afirmou o pesquisador, que já perdeu a conta de quantos eventos do Medtrop já participou. “Eu promovi em Belém o 12º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, simultaneamente com o primeiro da Sociedade Brasileira de Parasitologia, que eu viria até a ser o presidente. Então, eu tenho uma história com esses eventos”, concluiu.
Essa foi a 4ª vez que Belém sediou o MEDTROP, em uma edição que foi considerada ainda mais especial pelos organizadores e participantes, pois coincidiu com a data em que a SBMT, uma das mais antigas e atuantes sociedades científicas do Brasil, completou 60 anos e retomou os seus eventos presenciais, após dois anos de pandemia. O próximo MEDTROP já tem data para acontecer: será no período de 10 a 13 de setembro de 2023, na cidade de Salvador - BA.