Curso
Mestrado Acadêmico
O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde - PPGEVS do Instituto Evandro Chagas - IEC, área de concentração Epidemiologia de Campo com Base Laboratorial, ministrado em nível de Mestrado tem por objetivos:
- Qualificar e habilitar profissionais para atuarem em instituições de ensino superior, instituições de pesquisa, laboratórios clínicos, clínica médicas, entre outros.
- Consolidar grupos de pesquisa em Epidemiologia e Vigilância em Saúde na Região Norte.
- Fortalecer os processos de investigação voltados para o conhecimento dos processos epidemiológicos de saúde/adoecimento que afetam a população da Amazônia.
- Preparar profissionais para atender à demanda do mercado de trabalho na área de Epidemiologia e Vigilância em Saúde, numa perspectiva interdisciplinar.
- Facilitar o intercâmbio entre Universidades e entidades de pesquisa da Amazônia, do Brasil e de outros países, mediante o compartilhamento de laboratórios e ampliação da competência instalada.
- Aumentar a integração da Instituição com a sociedade a partir de estudos, pesquisas, seminários interdisciplinares e de ações concretas em resposta aos problemas no campo da vigilância epidemiológica para a saúde pública.
O Mestrado Acadêmico objetiva o aprofundamento do conhecimento técnico-científico e acadêmico, possibilitando a formação de docentes para o ensino superior, bem como o desenvolvimento de competência para realizar pesquisas e desenvolver processos, produtos e metodologias em áreas específicas.
Estrutura de Créditos
O Curso de Mestrado, com duração de 2 (dois) anos. A distribuição desta carga horária far-se-á pelas disciplinas e atividades obrigatórias e disciplinas optativas, tendo em vista as especificidades do próprio objeto de investigação.
A adequação das disciplinas eletivas para cada mestrando é atribuição do orientador. Dentro da organização do Mestrado, o aluno deve cumprir, como exigência mínima, 36 (trinta e seis) créditos, sendo 21 (vinte e um) acadêmicos e 15 (quinze) pela elaboração e defesa da dissertação.
Considera-se necessário, para a obtenção de 1 (um) crédito acadêmico 15 (quinze) horas, dedicação às atividades em classe, acompanhadas e dedicadas a seminários, horas de biblioteca, de leitura dirigida, estágios ou trabalho de laboratório.