Apresentação
Pesquisa cientifica, apoio à vigilância e ensino voltados para a produção, disseminação e divulgação de conhecimento e inovações tecnológicas que subsidiem as políticas de saúde. Essa é a missão que está no cerne do Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde (MS).
Criado em 1936 como a primeira instituição do gênero na Amazônia, o IEC atua na defesa da qualidade da vida da população brasileira, em uma região onde a ocupação humana tem sido acompanhada frequentemente pela diminuição da qualidade de vida das populações residentes, que convivem com baixos níveis de educação, falta de saneamento básico, aumento progressivo das doenças e com a diminuição proporcional do atendimento em saúde. É esse o cenário onde se desenvolveu e se desenvolve a história da Instituição, que desde o seu nascimento se confunde com a história da Saúde Pública na região.
Historicamente, o IEC exerce função de destaque em âmbito nacional e internacional, desenvolvendo estudos e investigações nas áreas de ciências biológicas, meio-ambiente e medicina tropical, publicados em revistas no Brasil e no exterior, além de, no campo da saúde pública, apoiar a vigilância em saúde.
O IEC há mais de 80 anos atua na região amazônica a fim de produzir ciência e tecnologia a serviço da saúde publica e os resultados de seus estudos e investigações possibilitam elucidar problemas. A instituição apoia a vigilância em saúde, atua na formação profissional e colabora com evidências cientificas que podem apoiar a tomada de decisão de gestores públicos, atuando, por consequência, na melhoria da qualidade de vida da população.
EXPEDIENTE