SISBIO - Autorização de Pesquisa nas Unidades de Conservação Federal (UC´s)
O QUE É O SISBIO?
O Sisbio é um sistema de atendimento à distância que permite a pesquisadores solicitarem autorizações para coleta de material biológico e para a realização de pesquisa em unidades de conservação federais e cavernas. Conheça a Portaria 748/2022 que instituiu e regulamenta o Sisbio.
Caso tenha alguma dúvida com relação ao sistema, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail atendimento.sisbio@icmbio.gov.br
Os serviços que podem ser solicitados pelo pesquisador ao ICMBio por meio Sistema de Autorização e informação em Biodiversidade – Sisbio são:
Autorizações para atividades com finalidade científica
Autorizações para atividades com finalidade didática (no âmbito do ensino superior)
Licença Permanente
Registro Voluntário para coleta e transporte de material botânico, fúngico e microbiológico
- Autorização para ações de manejo previstas em plano nacional, programa de manejo populacional ou plano de manejo de unidade de conservação federal do ICMBio.
Conheça cada tipologia no PDF do curso Sisbio para pesquisadores, pois ainda estamos providenciando um Manual do Usuário de acordo com a nova Portaria 748/2022.
As autorizações e licenças permanentes concedidas a pesquisadores por meio do Sisbio não podem ser utilizadas para fins comerciais, industriais, esportivos ou para realização de atividades inerentes ao processo de licenciamento ambiental de empreendimentos.
O Sisbio permite ao ICMBio realizar a gestão da informação resultante das pesquisas realizadas visando a conservação da biodiversidade, por meio do recebimento de relatórios de atividades que integram a base de dados do Instituto sobre ocorrência e distribuição de espécies.
Acesse o Sisbio em https://sicae.sisicmbio.icmbio.gov.br/usuario-externo/login.
Acesse também o Painel de dados interativos do Sisbio no link: Painel de dados do Sisbio
Acesse aqui a Lista de Telefones das Unidades de Conservação
Clique aqui para acessar a planilha das relações taxonômicas, geográficas e a competência de cada Centro de Pesquisa.