Atividade de Inteligência Ambiental
A atividade de inteligência envolve a coleta, análise e uso de informações estratégicas para apoiar a tomada de decisões. No contexto da proteção ambiental, essa função é voltada para antecipar ameaças, identificar riscos e planejar ações preventivas e corretivas.
No Instituto Chico Mendes, a inteligência ambiental é vinculada à Coordenação Geral de Proteção e tem como objetivo apoiar as operações de fiscalização, garantindo a segurança de materiais, dados e informações sensíveis, além de atuar para oferecer sistematização de informações no apoio à tomada de decisão informada no combate a crimes ambientais, a exemplo do desmatamento e da extração ilegal de recursos.
A atividade de inteligência ambiental igualmente contribui para a proteção dos territórios das Unidades de Conservação, permitindo o planejamento de operações estruturadas na análise de riscos e no mapeamento de resultados conectados com a redução de impacto e redução de riscos à integridade das equipes que atuam nas atividades ostensivas, importando na segurança dos agentes em campo e fornecendo informações atualizadas para operações em áreas críticas.
O propósito da atividade de inteligência ambiental reforça a capacidade do ICMBio em proteger as Unidades de Conservação e seus ecossistemas, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade.