Notícias
Uso Público
Voluntários realizam atividades de sinalização nos Caminhos do Planalto Central
Nos dias 24 e 25 de outubro cerca de 50 voluntários, sob coordenação dos Caminhos do Planalto Central e apoio dos brigadistas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central, realizaram atividades de sinalização em 70 km de trilhas que compõem a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso.
Os Caminhos do Planalto Central integram o Caminho dos Goyazes (percurso da Cidade de Goiás à Chapada dos Veadeiros). Compreendem um conjunto aproximado de 400 km de trilhas para caminhantes, ciclistas e cavaleiros, com três arcos que partem de dois pontos de relevante interesse ambiental e histórico, a Floresta Nacional (Flona) de Brasília e a Pedra Fundamental no Morro do Centenário. A conexão ao Caminho dos Goyazes acontece a leste na Lagoa Feia em Formosa-GO e a oeste na Barragem do Descoberto em Águas Lindas (GO).
Foram sinalizados com tinta spray e placas trechos da Trilha União, entre a Flona de Brasília e a Pedra Fundamental de Planaltina, que contorna o Parque Nacional de Brasília. Os trechos do Córrego do Meio, Rota do Cavalo e Poço Azul receberam as pegadas pretas e amarelas nos dois sentidos. A identificação do percurso traz a Torre Digital no centro da pegada. A torre é um dos monumentos símbolo de Brasília, tem o formato estilizado de Flor do Cerrado e pode ser avistada de várias posições ao longo dos caminhos, representando, de forma simbólica, referência para orientação no percurso.
Antes de iniciarem a parte prática, os voluntários que foram selecionados pela chamada 0001/2020 da APA do Planalto Central foram convidados a participar de três encontros virtuais de capacitação e de uma visita técnica na sede da APA do Planalto Central.
Informações sobre os Caminhos do Planalto Central aqui
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br