Notícias
Volta cicloturística agita APA do Rio Vermelho
Evento esportivo na UC goiana bate recorde de público
Brasília (04/07/2013) – Sorriso, suor e muita poeira. Esse era o semblante, ao final do evento, dos 85 participantes da VI Volta Cicloturística da Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Vermelho, localizada nos municípios de Buritinópolis, Damianópolis, Mambaí e Posse, no estado de Goiás.
O evento organizado entre os dias 29 e 30 de junho pela Associação Amigos do Bioma Cerrado (AABCerrado), com apoio do Sebrae, prefeituras da região e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que gere da APA, teve recorde de público, entrando definitivamente para o calendário anual de atividades esportivas, culturais e ambientais do nordeste goiano.
A Volta Cicloturística teve sua primeira edição em 2006. Desde então, vem conquistando um reconhecimento cada vez maior do público. Neste ano, todas as expectativas foram superadas, beneficiando os municípios de Mambaí, Buritinópolis, Simolândia, Alvorada do Norte, Sítio d'Abadia e Damianópolis, que hospedaram o maior evento cicloturístico da região.
O passeio
A Volta teve percurso de 167 km entre asfalto e terra durante os dois dias, cruzando três municípios no interior da APA e três no entorno. A idade dos participantes variou dos 8 anos aos 55 anos. O evento tem como uma de suas características promover a cooperação e a superação dos limites individuais, não se tratando de uma competição por medalhas ou prêmios.
No final da Volta, os participantes encontraram-se com os integrantes da Minivolta Cultural de Mambaí, evento que guiou cerca de 60 ciclistas numa travessia pela cidade, recontando a história do lugar e suas características culturais atuais, como a comunidade cigana. Unidos, os dois grupos unidos somaram mais de 140 ciclistas que assistiram a uma apresentação de acrobacias de bicicleta e uma grande celebração do esporte, lazer e meio ambiente.
Estímulo à visitação
Segundo o analista ambiental e chefe substituto da APA Nascentes do Rio Vermelho, Eduardo Barroso, a Volta Cicloturística contribui para divulgar o nome da UC, a missão do Instituto e principalmente para promover valores como união, perseverança, determinação, cooperação, saúde, qualidade de vida e qualidade ambiental. Pela primeira vez, foi organizada por uma ONG local, a AABCerrado, que poderá atuar em outros projetos relacionados aos objetivos da APA.
Ainda segundo o analista, eventos como a Volta Cicloturística da APA Nascentes do Rio Vermelho funcionam como um instrumento de uso público de unidades de conservação. A estratégia, acrescenta, é fundamental para promover maior aproximação e integração da população com as UCs. "Apesar da visitação estar mais relacionada com parques nacionais, atividades como essa auxiliam a implementação das APAs", disse o gestor.
Comunicação ICMBio - (61) 3341-9280 - com informações do analista ambiental Eduardo Barroso, da APA Nascentes do Rio Vermelho