Notícias
PROTEÇÃO
UFMG promove 1º Encontro Nacional de Brigadistas Florestais Voluntários
- Foto: Aurelice Vasconcelos
Na época das secas, quando o número de incêndios florestais tende a aumentar, os brigadistas estão a postos para extinguir e controlar as chamas. No restante do ano, eles atuam nas atividades de prevenção, efetuando o manejo integrado do fogo, cujo objetivo é evitar a ocorrência de incêndios.
Além dos profissionais contratados, tem gente que faz parte das brigadas de maneira voluntária - e eles são muito importantes na ocorrência de incêndios, visto que fogo não respeita fronteiras.
Para discutir como os brigadistas voluntários podem se integrar à estrutura pública e outras questões, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promove o 1º Encontro Nacional de Brigadistas Voluntários (as) que ocorre entre os dias 03 e 05 de novembro. O evento faz parte das comemorações dos 30 anos da Estação Ecológica da UFMG (EEco - UFMG), espaço localizado no Campus Pampulha, que possui 114 hectares de área de conservação natural, história e educação socioambiental em Belo Horizonte.
As brigadas voluntárias contribuem de forma relevante na conservação da biodiversidade brasileira. As brigadas voluntárias ajudam no combate a incêndios florestais tanto dentro das unidades de conservação, apoiando as brigadas de ICMBio e Ibama, quanto protegendo propriedades particulares e outras estruturas que podem ser essenciais em grandes eventos.
O evento vai ocorrer de forma presencial, mas quem quiser acompanhar pode ver pelo Canal do Youtube. As inscrições podem ser realizadas por meio deste link.
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br